Paraíba Tecnologia e Inovação

Representantes do Instituto SENAI apresentam Programa da Qualidade e Produtividade do Habitat para diretoria do SINDUSCON-PB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de julho de 2021

Consultores explicaram como o SENAI auxilia as empresas da construção civil, na implantação do Programa que atesta a qualidade e produtividade

Nesta terça-feira, 20, os consultores do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial, Riveka Monteiro e Roberlando Justino apresentaram para a diretoria do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba – SINDUSCON-PB, o serviço de implantação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, que é oferecido pelo SENAI.

Na oportunidade, os consultores explicaram como o SENAI auxilia as empresas da construção civil, na implantação do Programa que atesta a qualidade e produtividade, no setor da construção. O diretor Regional do SENAI PB, Euler Sales, fez uma participação virtual onde ressaltou a contribuição da instituição para as construtoras do estado que desejam melhorar os padrões construtivos e a produtividade no canteiro de obras.

Estiveram no encontro, o presidente do Sindicato, Helder Campos, e os empresários da construção civil, Sandro Alves, Luciano Rocha, De Assis Neto, Shigeaki Ramos, João de Deus de Sousa, Felipe de Sousa  e o engenheiro civil, Rogério Paulino Guedes.

“O SENAI capacita as empresas construtoras a se adequarem aos requisitos do SIAC, que é o regimento normativo que rege o PBQP-H. As construtoras fazem toda a implantação contando com o nosso auxílio, e ao final, fazemos uma auditoria interna para atestar o atendimento aos requisitos exigidos de acordo com o nível de certificação pretendido (B ou A) do Programa. Quando identificamos algum desvio ou não atendimento a algum requisito, ou seja, uma não conformidade, tomamos ações pertinentes para corrigir os problemas e evitar sua recorrência, e ajudar a empresa, no que for preciso”, explicou Riveka.

O serviço de implantação do PBQP-H é ofertado pelo SENAI em toda a Paraíba, através do Instituto de Tecnologia em Automação Industrial localizado em Campina Grande, e pelo Instituto de Tecnologia Têxtil e Confecção em João Pessoa, dando ao SENAI condições de atendimento a este seguimento em todo o Estado da Paraíba.

“O apoio do SENAI neste processo de implantação do PBQP-H nas construtoras é de fundamental importância, considerando a obrigatoriedade do programa de qualificação para as empresas que desejam financiar seus imóveis através da Caixa Econômica Federal. Sem essa parceria entre o SINDUSCON – PB e o SENAI muitas construtoras ficariam impossibilitadas de implantar o programa, ou teriam que pagar um valor elevado para receber essa consultoria”, ressaltou Helder Campos, presidente do SINDUSCON.

O PBQP-H propõe-se a organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade e da modernização produtiva, gerando um ambiente de isonomia competitiva. Para isso, o Programa conta com a participação ativa dos segmentos da cadeia produtiva, agregando esforços na busca de soluções com maior qualidade e menor custo para redução do déficit habitacional no país.

Essa participação ativa do setor, construída pelo consenso entre entidades, parte de uma adesão voluntária ao Programa, por meio de um processo de sensibilização e agregação dos segmentos produtivos, buscando-se responder aos diagnósticos sobre os problemas existentes no setor da construção civil, respeitando as diferenças dos setores envolvidos e as desigualdades regionais.

Informações adicionais sobre o serviço de implantação do PBQP-H oferecido pelo SENAI podem ser obtidas através do telefone: (83) 99984.2402.