Compartilhar

SENAI apoia 4º CONAPESC que começa nesta quinta, em Campina Grande

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de agosto de 2019

Evento discute inovação científica e tecnológica com sustentabilidade

Será realizado durante os dias de 22, 23 e 24 de agosto de 2019, no Centro de Convenções Raymundo Asfora – Garden Hotel, em Campina Grande/PB, o 4º Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC), que recebe o apoio do SENAI.

Nesta edição, o evento traz como tema “Tecnologia, investigação, sustentabilidade e os desafios do século XXI” para promover diálogos entre o avanço tecnológico e a preocupação com a exploração de recursos naturais, a obsolescência, o consumo, a logística reversa e com temas que estão associados aos debates da sustentabilidade do planeta.

“Este Congresso vai agregar valor as ações de educação profissional, desenvolvidas pelo SENAI e outras instituições que atuam nas áreas de pesquisa e ensino de Campina Grande e da Paraíba, por isso apoiamos a iniciativa”, explicou o gerente Executivo de Educação e Tecnologia do SENAI, Janildo Sales.

A solenidade de abertura acontecerá no dia 22 de agosto, às 9h30, e contará com a presença de autoridades como: Senhor Gustavo Zarif Frayha - Coordenador-Geral de Gestão de Agências da Subsecretaria de Unidades Vinculadas do Ministério Da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, na ocasião representando o Senhor Ministro Marcos Pontes; Senhor Claudio Benedito Silva Furtado - Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba; e o Magnífico Reitor da Universidade Estadual da Paraíba - Antonio Guedes Rangel Junior.

Às 10h, o Senhor Gustavo Zarif Frayha - Coordenador-Geral de Gestão de Agências da Subsecretaria de Unidades Vinculadas do MCTIC ministrará a Conferência de abertura do evento. A programação do evento abordará temas como educação e popularização da ciência; ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; ensino de licenciaturas; tecnologias para gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos; recursos hídricos e o uso sustentável; novas energias para vencer a crise energética mundial; entre outros.

Ainda no primeiro dia, haverá um momento de exibição de mostras científicas no Hall. Uma delas é sobre Tecnologia Educacional e Robótica na Escola, que é coordenada pelo professor Adriano Ribeiro e traz experimentos selecionados dentre o acervo de robótica educacional dos ensinos Fund. II e Médio da Escola Virgem de Lourdes.

Para a exibição dos experimentos serão utilizados kits da LEGO montando os experimentos escolhidos para demonstração, juntamente com os equipamentos confeccionados na escola: Robô Desenhista; Robô Impressora Cartesiana; Robô Cores Musicais; Robô Bípede; Robô Chutador; Robô Cesta Contadora; Robô Lançador de Avião; Robô Carro com Sensor de Cor. Também haverá uma arena para demonstração dos robôs de competição que vão para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

O CONAPESC também receberá o 1° Ten. Pedro Doshikazu Pianchão Aihara, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que ganhou notoriedade nacionalmente por ser o porta-voz da corporação, fornecendo as informações sobre a tragédia em Brumadinho, em Minas Gerais. A participação dele acontece no dia 23 de agosto, às 14h.

Participam do CONAPESC estudantes de ensino técnico, de graduação e pós-graduação, além de professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores e demais interessados na temática do evento. Inscrições poderão ser feitas no primeiro dia na secretaria do evento. Outras informações pelo telefone 83 3322-3222.

Outras Notícias