SENAI celebra tradição cívica na Semana da Pátria
Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 08 de setembro de 2011
Há mais de 20 anos o Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, em Campina Grande, come
Do lado de fora, curiosos observam atentamente a cena: em plena terça-feira alunos enfileirados, com as mãos para trás, em sinal de respeito, entoam os hinos Nacional, da Independência e de Campina Grande. Oficiais do 31ª Batalhão de Infantaria Motorizada, em formação, saúdam a Bandeira Nacional, enquanto o Comandante do pelotão, o Cel. Walter Augusto Teixeira, o Gerente da Unidade do SENAI da Prata, Felipe Vieira Neto e o Coordenador de Educação da Escola, Florivaldo Barbosa, hasteiam as Bandeiras do Brasil, do Estado e da cidade ao som do Hino Nacional tocado pela Banda do Batalhão. É o encerramento da semana da Independência, no SENAI.
Há mais de 20 anos é assim que acontece no Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, em Campina Grande. O evento, coordenado desde 1989 pelo Coordenador de Esportes da Escola, professor Francisco das Chagas, mantêm viva há tantos anos a chama do civismo da Escola, como ele próprio define. A tradição é uma extensão do hasteamento da Bandeira do Brasil, que acontece na Escola todas as quartas-feiras, às 7h. Já o arreamento ocorre às 17h.
Durante o evento deste ano, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de setembro, convidados como o Gerente de Educação do SENAI/PB, Adjair Maia Lourenço, representando a Diretoria Regional do SENAI/PB, o editor de Jornalismo da TV Paraíba, Carlos Siqueira; músicos da Banda da I Igreja Assembléia de Campina Grande, o Tenente-Coronel Walter Augusto Teixeira, comandante do 31°BIMtz e a Banda do Batalhão, juntaram-se ao SENAI nas comemorações e falaram sobre a importância da celebração da data.
‘’Como filho da terra, fico feliz pela oportunidade de estar aqui, celebrando a Semana da Pátria no SENAI. Esta casa tem proporcionado a vocês a oportunidade de buscar conhecimento, especialização, capacitação. Mas de nada adianta informação e técnica, se elas não transformarem a realidade do país, que precisa de mão-de-obra qualificada, mas acima de tudo, de ética, de retidão’’, ressaltou Carlos Siqueira.
Tradicionalmente participantes da Semana da Pátria do SENAI no dia que antecede o feriado, os oficiais do 31°BIMtz representaram a imagem viva do respeito aos símbolos nacionais. Mas o Cel. Walter frisou que esta é uma obrigação de todos os cidadãos brasileiros. ‘’Há muito o que comemorar amanhã. Os que viveram aqui antes de nós deixaram este legado: são 189 anos de independência. Todos os que nasceram neste chão devem celebrar esta data e a homenagem deve ser feita por qualquer cidadão brasileiro, vivendo ele no Brasil ou no exterior. Vocês, jovens, têm a oportunidade de estudar nesta Instituição de renome, que é o SENAI. Então aproveitem esta oportunidade, porque vocês são o Brasil de hoje e de amanhã’’, afirmou o comandante.
Paralelamente à Semana da Pátria, o SENAI Stenio Lopes promove também os Jogos da Independência, que estão na sua 5º edição. Este ano, 11 equipes de diversos cursos da escola montaram seus times e participaram ativamente do torneio, que começou no último dia 29 de agosto. A final aconteceu na terça-feira, 06 de setembro, data que encerrou a Semana da Pátria na Escola.
‘’É importante manter o respeito aos Símbolos Nacionais. Sou vibrante, por isso. Vivo com o que faço. Agradeço à direção da Escola, por apoiar essa iniciativa’’, disse o idealizador do evento, professor Chagas.
Informações pelo telefone: () 3182-3700.
Colaboração/Texto/Fotos: Evelinne Dourado