Compartilhar

SENAI da Paraíba oferta novos cursos de Habilitação Técnica para atender demandas da Indústria 4.0

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 10 de março de 2020

Cursos são oferecidos em Unidades de JP,CG, Bayeux e Patos

Buscando atender as novas demandas de um setor industrial, que necessita cada vez mais de tecnologias e inovações no processo de produção, o SENAI da Paraíba está oferecendo novos cursos para qualificar profissionais para atuarem no segmento.

Estão sendo oferecidos quatro novos cursos de Habilitação Técnica são eles: Programação em Jogos Digitais, Eletrotécnica, Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Energias Renováveis. Os cursos são ofertados nas Unidades do SENAI, em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Bayeux e serão estendidos a outros Municípios do estado.

Programação em Jogos Digitais

O curso técnico de Programação em Jogos Digitais (laboratório dos mais bem equipados do estado), que possui carga horária de 1.000 horas, equivalente a 15 meses, é ofertado no SENAI da Prata, em Campina Grande forma profissionais para o desenvolvimento de jogos nas mais diversas plataformas digitais, realizando a manutenção e melhorias no jogo digital. 

O aluno em formação técnica de Programação em Jogos Digitais terá competências de realizar planejamento do processo de produção do jogo digital e incorporação dos elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento, sendo responsável pela programação e integração desses elementos. 

No SENAI os alunos do curso de Programação em Jogos Digitais têm aulas em laboratórios modernos com computadores gamers e mesas digitalizadoras de última geração, tornando-se mais interativas as criações dos alunos para desenvolvimento dos projetos, dispomos ainda de Impressoras 3D onde os alunos desenvolvem as modelagens de personagens e cenários que são impressas como modelos, tornando o seu protótipo realidade.

Desenvolvimento de Sistemas

O Curso de Desenvolvimento de Sistemas será ofertado neste primeiro semestre na Unidade do SENAI na cidade de Bayeux, e visa preparar alunos para a utilização de Sistemas Operacionais, como o GNU/Linux e ainda proporcionar uma formação em Lógica de Programação, onde ele aprenderá a lógica booleana, algoritmos e terá contato com linguagens de programação utilizadas para fins didáticos e científicos. 

Ao final do curso, o aluno será capaz de construir Softwares, usando a Engenharia de Softwares, e as tecnologias de linguagem de programação e ainda testá-los com a garantia e entrega de um produto confiável ao mercado. Como também trabalhar com o desenvolvimento de Sistemas que utilizam como principal ferramenta o framework Flutter desenvolvido e mantido pela Google e que é a principal aposta do mercado para o desenvolvimento de aplicações multiplataformas.

O mercado atualmente está favorável para o profissional técnico da área de Desenvolvimento de Sistemas, uma vez que as empresas e indústrias necessitam cada vez mais de técnicos que dominem a área de Programação para atuarem juntos ao processo de modernização tecnológico da linha de produção.   

Sistemas de Energia Renovável 

O Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável tem carga horária de 1.200 horas, equivalente a 18 meses. O Curso é ofertado pelo Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, utilizando a infraestrutura de salas de aula fixas em Campina Grande, e também a nova Unidade Móvel de Energias Renováveis do SENAI, fruto da parceria com o MPT – Ministério Público do Trabalho do estado da Paraíba e com a empresa Autton. O curso habilita profissionais para desenvolver, instalar, operar e manter sistemas de energia renovável, bem como implantar ações de gestão de energia e eficiência energética, de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança no trabalho, atualmente a Unidade Móvel de Sistemas de Energias renováveis está na cidade de Patos, atendendo a 55 alunos.

Após a conclusão do curso, o profissional está apto a atuar nas usinas de energia solar fotovoltaica e de energia eólica, bem como no desenvolvimento de projetos de energia renovável do setor industrial. Para os próximos 3 anos (2020 à 2022) a meta do SENAI e formar cerca de 200 novos técnicos para a área.  

Mecatrônica

Outro curso oferecido pela instituição na Unidade da Prata, em Campina Grande, é o Técnico em Mecatrônica (previsão para início neste mês de março) que vai preparar o aluno para atuar em equipes multidisciplinares responsáveis pela montagem, manutenção e até mesmo por projetar dispositivos mecatrônicos nas diferentes linhas de montagem e setores industriais desenvolvendo, implementando e mantendo máquinas e equipamentos automatizados de manufatura.

O curso tem carga horária de 1.200 horas, equivalente a 18 meses, e durante a formação os alunos estudarão programação de softwares, design mecânico e de circuitos, entre outras habilidades na área de elétrica e eletrônica. Após a conclusão, ele poderá atuar em diversos segmentos industriais, como o automobilístico, de alimentos, biodiesel, cervejaria, energia, têxtil, de papel e celulose, de petróleo e gás, entre outros.

Eletrotécnica

Já o curso Técnico em Eletrotécnica oferecido no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/ CAM, em Campina Grande e no Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa possui carga horária de 1.200 horas. O curso tem infraestrutura diferenciada com equipamentos de última geração para simular o ambiente de trabalho do futuro técnico. 

Durante o curso, o aluno desenvolve competências que o permitem instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, visando sempre normas de qualidade, segurança e saúde e, ainda, ambientais. 

Entre as estruturas utilizadas pelo SENAI no Curso, está uma subestação blindada, equipamento que só encontramos em 4 estados do Brasil (MT, TO, PB e SE) e que faz parte da parceria do SENAI com a Energisa, que é uma ferramenta bastante moderna no desenvolvimento de um profissional extremamente capacitado para assumir as mais diversas atribuições que são dadas ao eletrotécnico. Além do Centro de Treinamento, onde os alunos vivenciam na prática o Sistema Elétrico de Potência.

Informações adicionais podem ser obtidas nas unidades do SENAI: 

SENAI – CFP/JWLL - Centro de Educação Profissional José William Lemos Leal. Rua Senador Humberto Coutinho de Lucena, 133 - Bairro SESI - Bayeux-PB. Telefone: (83) 2108-8700.

SENAI - CFP/SL - Centro de Formação Profissional Prof. Stenio Lopes. Rua Pedro II, 788, Prata - Campina Grande-PB. Telefone: (83) 3182-3700.

SENAI – CITI - Centro de Inovação e Tecnologia Industrial. Av. Assis Chateaubriand, 4585, Distrito Industrial, Campina Grande - PB. Telefone: (83) 3182-0231.

SENAI – ORC - Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho Av. das indústrias, s/n, Distrito Industrial, João Pessoa- PB. Telefone: (83) 3044 6611.

Outras Notícias