Compartilhar

SENAI da PB capacita instrutores do Piauí na área de desenvolvimento de projetos Inovadores utilizando os conceitos CISE

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 18 de setembro de 2020

Capacitação abordou sobre os pilares do CISE

Cerca de 20 instrutores do Departamento Regional do SENAI do Piauí foram capacitados no período de 14 a 16 de setembro, na elaboração e desenvolvimento de projetos fundamentados nos pilares do CISE.

A capacitação realizada por meio da plataforma Google Meet, abordou sobre a Criação, Inovação, a Sustentabilidade e o Empreendedorismo, que são as bases do CISE.

Durante a atividade, foi feita uma apresentação do Projeto SENAI LAB nível 2, do SENAI PB, com a contextualização do uso do CISE no projeto, além de abordagens sobre empreendedorismo, e utilizada a gamificação dos assuntos abordados, de forma a proporcionar um melhor envolvimento dos instrutores.

“Trabalhar com os colegas do SENAI-PI foi sensacional, pois o que ofertamos a eles, foram justamente os pilares da concretização do SENAI-Lab. Durante o curso ainda falamos dos pilares do CISE que são elementos que constituem a essência do laboratório”, comentou Romário Ferreira, instrutor do CTCC.

Juliana Goes, que também ministrou a capacitação, falou da experiência, essencial para a consolidação de projetos. “Foi gratificante preparar os instrutores e coordenadores pedagógicos do SENAI-PI, pois com a metodologia CISE trabalhamos os pilares do desenvolvimento de Projetos de Inovação, desvendando elementos essenciais para o desenvolvimento de Projetos de Sucesso”, ressaltou Juliana Goes, instrutora do Centro de Tecnologia do Couro e Calçado do SENAI PB.

Na capacitação CISE, os 4 pilares são trabalhados da seguinte forma: 

CRIAÇÃO: São tratados os pontos básicos da criação dentro dos pontos cognitivos, emocionais e as situações que podem levar a ter, e ser criativo;

INOVAÇÂO: É abordada a inovação como uma quebra de paradigmas um “pensar fora da caixa”, na perspectiva de se ver oportunidades que os outros não veem;

SUSTENTABILIDADE: É construído um diálogo mais reflexivo sobre a sustentabilidade na questão de gerenciamento de recursos sejam estes, tempo, insumos e recursos;

EMPREENDEDORISMO: É abordado o empreender como aquele que é a fonte de solução de problemas seja dentro ou fora da empresa. Também são apresentados os tipos de empreendedorismo na atual conjuntura.

Outras Notícias