Compartilhar

Paraíba

SENAI e Energisa quebram paradigma e formam primeira turma exclusivamente feminina no curso de Eletricista de Rede de Distribuição

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 12 de agosto de 2021

A turma foi formada por mulheres, com idade entre 20 e 30 anos, todas com ensino médio completo, e algumas delas com o curso técnico em eletroeletrônica e outras com o curso superior em engenharia elétrica e automação


Dezesseis mulheres com desejos semelhantes: quebrar paradigmas e se especializar na área de eletricidade. Elas quebraram barreiras ao optar por uma carreira predominantemente masculina e hoje fazem parte de uma nova realidade vivida no mercado de trabalho. 

O curso de Eletricista de Rede de Distribuição, ofertado pelo SENAI e Energisa, formou a primeira turma composta exclusivamente por mulheres, entre elas, Luanna e Allana. As duas realizaram o desejo de ser eletricista, uma área que até então era marcada pela atuação masculina, e na Paraíba só existia registro de uma profissional eletricista de redes de distribuição.

Luanna Marques da Silva Cavalcante, 30 anos, sempre se identificou com a eletricidade. Algo que talvez se justifique pela paixão da família, já que a jovem tem três tios eletricistas e um engenheiro elétrico. “Sempre tive interesse em conhecer mais sobre a profissão e poder me especializar, e quando soube do curso que o SENAI e a Energisa Paraíba estavam oferecendo, minha família me deu o maior apoio para eu me matricular”, comentou.

O curso, que teve duração de sete semanas, sendo cinco com aulas na modalidade EAD e duas com aulas presenciais, oportuniza que os participantes vivenciem a rotina do eletricista. “Nós desenvolvemos atividades práticas com o auxílio dos instrutores do SENAI que nos proporcionam uma preparação com nível de excelência”, disse Luanna Marques.

Allana Emília Oliveira da Silva, sempre sonhou em fazer um curso de eletricista

Já Allana Emília Oliveira da Silva, conta que sempre encarou com naturalidade o sonho de fazer um curso de eletricista, embora, diferente de Luanna, ninguém da sua família atue na área. “Sempre fui muito curiosa para aprender coisas novas e a eletricidade me despertou o interesse. O curso foi uma experiência ímpar, é um universo gigantesco. Os professores e a coordenação capacitados, sem falar que o Senai é uma instituição reconhecida nacionalmente por formar profissionais de alto nível, foi a melhor escolha que eu fiz. Vou fazer novos cursos nessa área, buscar mais experiência no dia a dia da profissão”, afirmou.

As alunas do curso de Eletricista de Rede de Distribuição tinham idade entre 20 e 30 anos, todas com ensino médio completo, algumas com o curso técnico em eletroeletrônica e outras com o curso superior em engenharia elétrica e automação. 

O curso foi ministrado pelo instrutor Anderson Porto, que também é filho de eletricista. Há oito anos ele ingressou no SENAI, trabalhando no Centro de Ações Móveis, e há três forma profissionais na área de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. Ele informou que já ministrou cursos nos mais diferentes segmentos da elétrica, mas essa turma foi uma experiência única.

“Vivemos em uma sociedade machista, a mulher o tempo todo tem que provar que pode desenvolver as mesmas atividades que os homens, e muitas vezes elas conseguem ter um resultado melhor, até porque não é o gênero que define a qualidade do profissional. Talvez, por isso, essas mulheres tenham entrado com tanta determinação neste curso, elas deram um exemplo de superação, e tenho certeza que serão exemplo para tantas outras, de que lugar de mulher é onde ela quiser!”, enfatiza o instrutor Anderson.

Anderson Porto comemorou, também, o fato de algumas alunas já terem sido contatadas como profissionais. “Iniciamos a turma de forma remota, com 19 alunas, e tivemos apenas três desistências. As aulas práticas foram em período integral, das 13h às 22h. Das 16 alunas que concluíram o curso, três já foram contratadas pela Energisa Paraíba ainda na última semana de curso, e a Companhia irá realizar um novo processo seletivo com outras alunas, o que me deixa ciente de que formamos excelentes profissionais para o mercado”, comemorou Anderson Porto.

Outras Notícias