SENAI e Instituto Alpargatas formam 1ª turma de profissionais em Marcenaria Sustentável

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 27 de agosto de 2020

Profissionais atuarão como voluntários nas próximas turmas do curso

O SENAI, em parceria com o Instituto Alpargatas, realizou na noite desta quarta-feira, 26, a solenidade de entrega de certificados para 17 profissionais que concluíram a 1ª turma do curso de Marcenaria Sustentável, em Campina Grande.

A turma “Antônio Carlos Torres”, uma homenagem ao gerente de Recursos Humanos da fábrica da Alpargatas de Campina Grande, que faleceu em 2018, e foi formada por profissionais que são colaboradores da indústria e que atuarão como voluntários nas próximas turmas do curso.

Durante o evento, o diretor Regional do SENAI PB, Euler Sales, falou da alegria de poder participar da parceria com o Instituto, que tem oferecido oportunidades de qualificação e transformado milhares de vidas.

“Me sinto orgulhoso de participar das ações sociais do Instituto Alpargatas, a gente sabe do poder de transformar pessoas e até a sociedade que vem da educação. Para nós poder colaborar com isso é muito gratificante, ainda mais que a Alpargatas é hoje um dos nossos principais parceiros. E essa missão de mudar as pessoas com a educação, o esporte, e o voluntariado empresarial típico do Instituto Alpargatas, vem ao encontro do propósito do SENAI, que é contribuir para a sustentabilidade da indústria atuando como agente transformador da sociedade”, disse Euler.

O instrutor da turma, John Candido, falou da gratidão de poder contribuir com a formação dos 17 alunos que se dedicaram para conseguir concluir o curso. “É com uma imensa alegria que participo hoje dessa formatura. Lembro muito bem quando durante o curso, a gente conversava e alguns alunos vinham da Alpargatas para assistir aula, outros saiam do curso e iam para a empresa, e eu percebia o brilho no olhar deles, o desejo de se profissionalizar. Então sou grato a Deus pela oportunidade. E quero dizer que aprendi muito com cada um, porque trocamos informações, e tive um aprendizado com cada um deles”, ressaltou.

O diretor Executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, agradeceu a parceria do SENAI que foi decisiva para que o curso conseguisse cumprir o papel de promover o desenvolvimento social. “Hoje é um momento muito feliz para nós do Instituto Alpargatas, que estamos sempre buscando ampliar nossa atuação na área de Responsabilidade Social, e o SENAI tem dado um grande apoio para que consigamos ampliar a capacidade de promover igualdade de oportunidades para a sociedade. Estamos construindo um novo roteiro com o SENAI, para que logo, além de disponibilizar os nossos cursos de marcenaria sustentável e eletricidade básica, possamos oferecer novas oportunidades de qualificação” enfatizou.

Os 17 profissionais certificados pelo SENAI serão multiplicadores do Instituto Alpargatas. O curso estruturado pelo SENAI foi iniciado no mês de setembro de 2019, e teve carga horária de 80 horas.

O objetivo do curso foi oferecer conhecimentos teóricos e práticos necessários para confecção de móveis em pallets obedecendo às especificações, normas técnicas e critérios ergonômicos para utilização dos móveis. Todos os pallets usados durante as aulas foram provenientes de sobras do processo industrial da Alpargatas, e foram transformados em mesas, cadeiras e móveis utilitários que serão usados nas escolas da rede municipal de Campina Grande.

No próximo mês de outubro, o SENAI e o Instituto Alpargatas deverão abrir novas turmas no curso de Marcenaria Sustentável e de Eletricidade Básica. Para saber outras informações entre em contato com o Instituto, no endereço: https://www.institutoalpargatas.com.br