Compartilhar

SENAI e Marinha do Brasil celebram Dia da Bandeira

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 21 de novembro de 2011

Na última sexta-feira (/11), no SENAI – Centro de Educação Profissional professor Stênio Lopes, em C
Na última sexta-feira (/11), no SENAI – Centro de Educação Profissional professor Stênio Lopes, em Campina Grande, a grande homenageada foi a Bandeira do Brasil. É que no sábado () comemorou-se 122 anos desde que o maior Símbolo Nacional foi instituído, e a data não passou em branco na escola da Prata. O momento cívico, que normalmente acontece nas quartas-feiras, se repetiu na sexta, e contou com a presença de oficiais da Marinha do Brasil e da Filarmônica de Campina Grande.
 
A solenidade foi iniciada com a apresentação dos convidados pelo professor e organizador do evento, Francisco das Chagas, e com a entrada do pelotão dos alunos do SENAI, vestidos a caráter. As Bandeiras Nacional, do Estado e da cidade foram hasteadas ao som dos Hinos do Brasil, de Campina Grande e da Bandeira, tocados pela Filarmônica. A 1ª Tenente da Capitania dos Portos da Paraíba, Lívia Cortez, que hasteou a Bandeira do Brasil, agradeceu o convite em nome do Capitão de fragata, Paulo Santos Oliveira, e desejou um bom dia de atividades aos presentes.  “Vejo, hoje na condição de representante da Marinha como o militarismo pode parecer uma coisa distante, para algumas pessoas. Mas nós também somos parte da sociedade, e é por isso que, para nós, é importante atender a convites como este. Fazemos questão de participar”, disse a oficial.
 
Para encerrar o momento, o professor Chagas leu um trecho da mensagem a respeito do Dia da Bandeira escrita pelo General do exército brasileiro, o comandante Enzo Martins Peri. “Ao drapejar majestosa e altaneira, ela (a Bandeira) nos enche de orgulho patriótico, pois afirma nossa independência e soberania, alimenta nossos sonhos e nos emula a concretizá-los com positivas exemplares atitudes”, dizia o texto.
 
Após o evento cívico, a 1ª Tenente; o Suboficial Ferreira Lima; o 2º Sgto Miraca e os Marinheiros Wescley e Andrade fizeram uma visita às instalações do Centro de Educação Profissional e, ao final, tomaram um café da manhã feito pelo Núcleo de Alimentos da escola.
 
Durante toda sua história, o Brasil teve várias Bandeiras, até que se concretizasse a configuração atual. Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na antiga Bandeira do Império que foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, a esfera azul-celeste e a divisa com a inscrição "Ordem e Progresso" estão no lugar da Coroa Imperial. Dentro da esfera está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30min de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República.
 
Informações adicionais através do telefone: () 3182-3700.
 
Colaboração/Texto/Fotos: Evelinne Dourado.

Outras Notícias