Compartilhar

Paraíba

SENAI entrega certificados aos alunos do curso de Confeitaria, em Gurinhém

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 17 de junho de 2024

O curso reuniu cerca de 36 alunos, divididos em duas turmas, em aulas realizadas entre os meses de maio e junho deste ano 


Na noite da última quinta-feira (13), o SENAI Paraíba realizou a entrega de certificados do curso de Confeitaria, realizado na comunidade de Boqueirão de Gurinhém, no município de Gurinhém, no agreste paraibano. Cerca de 36 alunos participaram da cerimônia e receberam o certificado de conclusão do curso, que foi realizado entre os meses de maio e junho, em duas turmas. 

O curso busca desenvolver competências relacionadas à fabricação de produtos de confeitaria como tortas, doces, sobremesas, salgados e canapés, e fornece conhecimentos suficientes para quem já empreende ou deseja empreender na área. Myrella Claudia é empreendedora e já trabalha em um negócio próprio há cerca de 8 anos, onde vendia salgados prontos. Segundo ela, o curso ajudou a aprimorar receitas que poderão colaborar no crescimento do empreendimento. “De uma maneira geral, o curso teve uma grandiosa importância para o crescimento produtivo do meu comércio, porque me ensinou a produzir a minha própria massa de pizza, que pode me oferecer uma qualidade superior do que a que já era produzida, além de me possibilitar ter um custo-benefício maior. O curso não ensinou só sobre a culinária em si, mas também aprendemos sobre o cálculo do custo para cada receita e sobre lucro sustentável, que foi um dos melhores aprendizados que tive”, destacou a empreendedora. 

Maria das Graças e seu filho, Filipe Augusto, participaram do curso e receberam os certificados de conclusão

Marília Pinheiro também participou do curso e pôde colocar em prática um sonho que tinha de empreender. “Eu trabalhava com bolos caseiros e tinha vontade de ter minha própria loja, o que se tornou realidade também por conta do curso, onde eu pude me aperfeiçoar e adquirir novas técnicas. Hoje a minha loja é uma realidade, no Distrito do Cajá, na BR-230, e foi inaugurada durante o curso já com os conhecimentos que pude adquirir. Pude participar da capacitação com outras pessoas que também já batalham na área e querem empreender e crescer no ramo. Foi uma ótima oportunidade de troca de experiências e de crescimento coletivo”, afirmou Marília. 

Das 160 horas de conteúdo programático, quarenta são destinadas a conhecimentos teóricos, como boas práticas de fabricação, funcionalidade dos ingredientes, precificação de produtos, e a carga horária restante é direcionada às atividades práticas, onde os alunos podem executar receitas de bolos regionais, biscoitos, sobremesas e salgados. 

Seguindo aspectos da inclusão, o curso oferecido pelo SENAI contou com a participação de um aluno com espectro autista, Filipe Augusto, e sua mãe, Maria das Graças Augusto. “Foi muito gratificante e eu só tenho a agradecer pelos ensinamentos e pelo ponto positivo para mim, que sou mãe atípica, já que o curso acolheu com muito carinho o meu filho que é autista e portador de mais quatro síndromes. Fico com o coração cheio de gratidão pela oportunidade. Sou confeiteira há muito tempo e os conhecimentos obtidos durante esses meses só vieram acrescentar à minha profissão”, ressaltou Maria das Graças. 

Estiveram presentes na cerimônia de entrega de certificados o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campina Grande e da Associação dos Industriais de Panificação, Confeitaria, Massas Alimentícias e Afins do Estado da Paraíba, Afonso Melo, e do diretor do sindicato, Vando Medeiros, além de representantes da prefeitura, secretários e vereadores do município.

Myrella, Maria das Graças, Filipe e Marília são exemplos de como o SENAI oferece oportunidades para quem deseja empreender ou aprimorar empreendimentos, promovendo desenvolvimento coletivo através de cursos e capacitações, impactando positivamente na vida de diversas pessoas. 



Texto/Colaboração | Igor Batista

Outras Notícias