Compartilhar

SENAI incentiva reciclagem de resíduos eletrônicos

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 23 de janeiro de 2012

Como resultado dos avanços tecnológicos, cresce em ritmo acelerado a obsolescência de equipamentos e
Como resultado dos avanços tecnológicos, cresce em ritmo acelerado a obsolescência de equipamentos eletrônicos (computadores, celulares e baterias recarregáveis), gerando o que chamamos de resíduos eletrônicos. Uma das maiores preocupações é o que fazer com esses resíduos que aumenta, consideravelmente, a cada dia.
 
Com base nessas informações e visando contribuir para a melhoria do meio ambiente, Hozana Aída Ferreira, instrutora do Curso de Operador de Microcomputador do SENAI Stenio Lopes, em Campina Grande, observou que incentivar as pessoas a utilizarem esse material por meio da reciclagem é a melhor solução, além do estímulo à criatividade.
 
Desse modo, a instrutora passou a conscientizar seus alunos. “Essa é a forma mais simples de conscientizá-los a respeito da poluição do meio ambiente”, relatou Aída Ferreira.
 
E o resultado não poderia ser melhor. Durante o curso os alunos puderam confeccionar produtos de uso pessoal, doméstico e de escritório, utilizando periféricos de informática sem conserto, a exemplo de mouses, teclados e circuitos de teclados.   “Essa ideia veio como forma de reduzir o lixo eletrônico, e assim, contribuirmos com a melhoria do meio ambiente”, enfatizou Raissa Keilla Souza Silva, aluna do curso que restaurou um livro utilizando teclas de um teclado.
 
Através da reciclagem e usando a criatividade foi possível criar ou restaurar objetos, reduzindo assim o impacto ambiental. “Esse projeto foi o primeiro de muitos. Vamos prosseguir conscientizando outros alunos”, destaca a instrutora do SENAI.
 
Com a conclusão do curso, o resultado desse trabalho foi apresentado aos demais alunos da Unidade, como forma de incentivo à preservação ambiental. Além de habilitar, aperfeiçoar e capacitar profissionais visando inseri-los no mercado de trabalho, o SENAI Stenio Lopes também os estimula a preservarem o meio ambiente, independente da área de atuação.
 
Informações adicionais pelo telefone: () 3182-3700.
 
Colaboração/Texto/Fotos: Raquel Macedo

Outras Notícias