SENAI inicia série de lives com o tema “Educação Profissional e as Ações de Enfrentamento da Covid -19”

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 06 de maio de 2020

A iniciativa visa promover as ações que estão sendo realizadas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Paraíba (SENAI/PB) deu início na tarde de ontem (5/5) a primeira transmissão da série de lives sobre temas relevantes. Nesta terça-feira, o tema abordado foi “A educação profissional e as ações do SENAI no enfrentamento da COVID -19”. A iniciativa tem o intuito de promover as ações que estão sendo realizadas para atenuar os efeitos desta crise na indústria e mostrar a relevância da educação na vida dos trabalhadores que estão vivenciando o isolamento social.

O diretor regional do SENAI/PB, Euler Sales, que esteve presente no primeiro tempo da conversa, falou das principais ações para o enfrentamento da COVID-19 realizadas na Paraíba. “Com o apoio do nosso presidente, Francisco Gadelha, iniciamos através dos Institutos de Tecnologia a produção de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) para os profissionais da saúde e também para a sociedade. Além da manutenção dos respiradores hospitalares”, disse ele.

Recentemente, o SESI e SENAI ganharam reconhecimento internacional pelas medidas adotadas pelo bem social. A UNESCO, WorldSkills e órgão de formação profissional da OIT, destacaram a importância das iniciativas no caráter emergencial. Desde março, o Sistema Indústria por meio de projetos e com o apoio da Agência para o desenvolvimento da indústria no Brasil (ABDI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) empenharam R$ 30 milhões para a manutenção de respiradores em 19 estados do país.

A contribuição rápida da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) mostra a preocupação que a indústria tem pelos seus trabalhadores. A indústria esteve e está presente nos momentos mais difíceis que a sociedade vive. Por isso, foi elaborado um plano de ação em todo país para oferecer o melhor serviço ao estudante ou trabalhador durante a quarentena. O SESI, SENAI e IEL estão trabalhando juntos para fazer com que essas pessoas consigam se capacitar mesmo em casa.

“O IEL Paraíba, por exemplo, encontra-se entre as três maiores instituições que está oferecendo mais cursos a distância. Já no SENAI vale destacar o Conexão SENAI, que presta serviços de mentoria online para o setor produtivo que queria produzir EPI. Orientamos sobre especificações técnicas para os setores industriais que queiram trabalhar neste segmento. Outra iniciativa que estamos trazendo para o Estado e que foi desenvolvida pela empresa Simatec é o Túnel de Desinfecção para profissionais da saúde”, explicou o gerente Executivo de Educação da instituição, Janildo Sales.

Ainda sobre as atividades voltadas à educação para jovens e trabalhadores da indústria, Janildo falou. “O SENAI estará lançando nos próximos 60 dias mais de 100 cursos presenciais e EAD. A educação é o nosso principal pilar. Por isso, fizemos também uma parceria com o Google for Education para manter as aulas a distância e assim adotar novas práticas de aprendizado. Quando pensamos em inovação, a educação a distância permite várias oportunidades para as pessoas que não podem se deslocar para um local e inclusive há uma redução dos custos. E nós como instituição educadora contribuímos para o protagonismo do aluno”, encerra Janildo Sales.

Texto/Colaboração: Bruna Martins