SENAI lança Programa para Construção Civil

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 27 de maio de 2011

O SENAI da Paraíba lançou nessa quarta-feira, 25/05, o Programa SENAI de Educação Profissional para a Construção Civil. O evento aconteceu em João Pessoa e reuniu um seleto grupo de empresários da Construção Civil, além de autoridades do Sistema Indústria.

O novo Programa do SENAI tem o objetivo de realizar a capacitação profissional de três mil trabalhadores, nas ocupações de Armador de Ferro, Carpinteiro de Forma e Pedreiro. A ideia é contribuir para a diminuição da escassez de mão de obra qualificada na indústria da Construção Civil.

Na ocasião, o Presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Paraíba, Maurício Clóvis de Almeida, comentou que a expectativa é de que a implantação do Programa seja um sucesso, já que o SENAI possui uma ampla estrutura. “Recebemos essa iniciativa com muita euforia. O Programa vai trazer um grande benefício à população, gerando emprego e atendendo essa emergência da Construção Civil, que é a base de todo o crescimento e desenvolvimento de um país”, comentou.

Para o Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa, Irenaldo Quintans, o Programa do SENAI deve colaborar para a formação de profissionais nas três ocupações fundamentais da Construção. “O SENAI vai preparar o pai de família para que ele entre no canteiro de obra nas profissões de carpinteiro, pedreiro e ferreiro, que é uma tríade sem a qual canteiro de obra nenhum funciona. Estamos inclusive com uma ação junto aos empresários para que eles multipliquem essa informação no sentido de divulgar que essas vagas estão abertas no SENAI”, acrescentou.

O Programa será desenvolvido no período de um ano e deve beneficiar todo o Estado da Paraíba, já que as aulas acontecerão nas regiões metropolitanas de João Pessoa, Bayeux, Campina Grande e Sertão. Além dos cursos, o SENAI também deverá acompanhar os alunos no processo de inclusão ao mercado de trabalho.

As capacitações irão acontecer na modalidade de Qualificação Profissional, com uma carga horária total de 160 horas. As aulas serão realizadas nas Unidades do SENAI de João Pessoa, Bayeux e do Centro de Ações Móveis, em Campina Grande. Já em outras cidades, os cursos poderão ser ministrados em espaços cedidos pelas empresas ou prefeituras parceiras, através de 25 Unidades Móveis que devem atender toda a Paraíba.

Para participar das ações, o candidato deverá possuir a idade mínima de 18 anos e ter concluído a primeira fase do Ensino Fundamental. Todos os cursos serão gratuitos.

De acordo com o Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco de Assis Benevides Gadelha, o SENAI pretende contribuir de forma decisiva para que o setor da Construção Civil continue aquecido no Estado. “Através dessa ação, nós esperamos suprir essa grande necessidade dos construtores da Paraíba, já que realmente o setor da Construção Civil tem sido o carro-chefe do desenvolvimento paraibano. Nosso desejo é de que os profissionais formados aqui na Paraíba permaneçam em nosso Estado atendendo às necessidades daqueles que se dedicam a esse importante setor econômico”, destacou.

Informações adicionais pelo telefone: () 2108-8700