Compartilhar

SENAI lança programa que fortalece o empreendedorismo e a inovação empresarial

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 03 de maio de 2021

Programa interligará os diversos agentes de empreendedorismo em rede

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE/PNAD, em 2019, 35% dos jovens brasileiros com idade de trabalhar não concluíram o ensino fundamental, 11,1% nem trabalham, e nem estudam, e 04 em cada 10 não concluem o ensino médio. Para reverter essa realidade, o SENAI lançou o Sinergia, programa que promove o desenvolvimento por meio do empreendedorismo e do protagonismo social, através da Saga SENAI de Inovação.

O objetivo do Sinergia é estimular o acesso aos recursos tecnológicos e a metodologia da Saga SENAI de inovação criando um ambiente de conexão e promovendo a inovação no ambiente escolar.

O Programa vai interligar os diversos agentes de empreendedorismo em uma rede de conexões que desenvolve projetos com visão de futuro, com qualidade e agilidade, impulsionando os stakeholders com qualificação, mentorias, gestão e aplicação dos processos cerne. No portal do Sinergia, as empresas encontrarão cinco perfis, que serão atendidos pelo programa, instituição, incubadora, startup, mentor/avaliador e investidor. A proposta é atender projetos de todo o Brasil, através da incubação virtual.

Na plataforma serão oferecidos diversos serviços para cada perfil. Para as instituições será trabalhado a visão das atividades e a gestão de incubadoras; Para as incubadoras a gestão delas, de pré-incubadas, incubadas e empresas Jr. e gestão de cerne; Já para as startups, a gestão interna, controle de indicadores, qualificação e acesso a mentorias e mentores; Em relação ao Mentor/Avaliador, será trabalhado o controle de horas de mentorias dadas, e participação em bancas de avaliação; No caso do investidor, o site promoverá encontros, disponibilizará informações, investimentos e capacitação.

Tudo isso acontecerá por meio da trilha de qualificação que é composta por 30 módulos, onde os gestores podem configurar sua liberação e obrigatoriedade. De Nova Economia a Internacionalização, os módulos são elaborados por especialistas, utilizando o que existe de mais atualizado na área de inovação. São oferecidas 30 horas de aulas são gravadas, e além disso são disponibilizadas ainda mais 30 horas anuais de mentorias coletivas ao vivo com mentores convidados.

A iniciativa é baseada em cinco pilares, são eles: Aprender fazendo; propor ideias; desenvolver soluções; explorar novos territórios; e conceber e prototipar. Com isso, a instituição busca personalizar as ações educacionais para alcançar resultados de alta performance, de uma forma em que o aluno é protagonista do próprio aprendizado, e recebe todo o apoio para o desenvolvimento socioemocional.

Saga SENAI de Inovação

A Saga de Inovação é uma iniciativa em que alunos do SENAI, com o apoio de docentes, se unem em equipes e aplicam ideias, tecnologia e conhecimento em projetos para a indústria. O objetivo é estimular a cultura da inovação a partir do desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem. A SAGA é composta por três etapas: Grand Prix de Inovação, Desafio SENAI de Projetos Integradores e o Inova SENAI.

Outras Notícias