SENAI Paraíba adota medidas para o enfrentamento da Covid-19

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 29 de abril de 2020

A instituição tem contribuído para solucionar os impactos da pandemia.

Com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), o SENAI Paraíba vem desenvolvendo diversas ações durante a pandemia da COVID-19. Segundo Euler Sales, diretor regional do SENAI/PB, a instituição tem contribuído em diferentes áreas para solucionar os impactos da pandemia. Para o setor industrial, por exemplo, estão sendo produzidos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para atender não só os profissionais na área de saúde como também a comunidade. “Através dos nossos Institutos de Tecnologia em João Pessoa e Campina Grande, nós estamos produzindo álcool em gel 70%, máscaras, luvas, toucas e outros equipamentos em larga escala para os hospitais de campanha e públicos”, disse Euler.

Pensando no índice crescente de casos de COVID-19 no Estado, o lançamento de editais de inovação para investimentos em projetos que ajudem a solucionar a crise que estamos enfrentando, ganhou ainda mais espaço nas ações desenvolvidas pelo SENAI. Um dos projetos aprovados e que já está em andamento é a manutenção de respiradores hospitalares por todo Brasil. O SENAI colocou à disposição da sociedade pontos de manutenção em vários estados do país. E a Paraíba também possui dispõe desse serviço.

“Já foram produzidos aproximadamente 50 mil itens para atender essa necessidade. Estamos iniciando uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba para a manutenção de respiradores que porventura estejam sem uso, devido a falta de manutenção. Esse trabalho será realizado por nossos instrutores de tecnologia que foram capacitados por grandes empresas voltadas a esse segmento. Estaremos recuperando respiradores para colocá-los em uso e atender a comunidade em geral”, conta Euler Sales.

Na área de educação, o SENAI disponibilizou através das suas plataformas de educação a distância centenas de cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Os cursos são abertos para todo o público, tanto alunos como trabalhadores, podem acessar a plataforma. A iniciativa busca oferecer oportunidade da população se capacitar, se qualificar para que após a pandemia, seja possível retomar seus empregos e voltar às atividades laborais com mais qualificação.

Texto/Colaboração: Bruna Martins