Na última semana, o SENAI Paraíba esteve presente no maior evento de Inovação de Empreendedorismo do Nordeste, o NEon, com um estande para apresentar as inovações do Sistema Indústria. Um dos destaques foi o Espaço AgroTech a planta piloto de destilação contínua para microdestilarias.
A destilação contínua em microdestilarias é uma inovação na produção de etanol e biocombustíveis. Esse processo oferece vantagens como aumento da produtividade, economia de energia e melhor qualidade do produto final em comparação com métodos tradicionais. Por isso, o SENAI Paraíba expôs no evento a planta piloto de destilação contínua em uma bancada didática.
A bancada do SENAI é um equipamento em proporções reduzidas que simula a operação de uma planta industrial da fabricação de etanol e tem como finalidade desenvolver experimentos técnicos e científicos na produção de álcool combustível. O espaço simula as operações de uma planta industrial, viabilizando a inovação tecnológica do produto e do processo de forma avançada e econômica para microdestilarias.
O presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba - Sindalcool/PB, Edmundo Barbosa, visitou o estande para conhecimento da estrutura sendo exposta pelo SENAI, que contribui com as indústrias fabricantes de álcool no estado.
Através da destilação contínua, o etanol e biocombustíveis, em geral, são separados e alimentados continuamente na seção de destilação, mas os produtos destilados são retirados sem a interrupção do processo. Alguns dos benefícios desse processo são o aumento da produção e a economia no consumo de energia, além do controle de substâncias impuras.
Texto/Colaboração | Laura Almeida