Compartilhar

Paraíba Educação

SENAI Paraíba forma novos profissionais em João Pessoa e Bayeux, reforçando a qualificação da mão de obra para o setor produtivo

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 02 de dezembro de 2024


 

A procura por profissionais qualificados no mercado de trabalho tem crescido a cada ano. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, publicado pelo Observatório Nacional da Indústria da CNI, essa demanda irá crescer ainda mais nos próximos três anos, exigindo profissionais cada vez mais qualificados. Ainda de acordo com o estudo, para atender a indústria da Paraíba, será necessário qualificar cerca de 147 mil profissionais nesse período.

Respondendo a essa demanda, o SENAI Paraíba realizou, na última sexta-feira (29) a formatura de alunos dos cursos técnicos e do tecnólogo em Automação Industrial, de João Pessoa e Bayeux, consolidando mais uma etapa de sua missão de formar profissionais para elevar a competitividade do setor industrial. 

A cerimônia, realizada na unidade do SENAI em João Pessoa, foi marcada por celebrações e reflexões sobre a importância da formação técnica e tecnológica. André Nycolas Araújo, formando do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, expressou sua gratidão pela trajetória na instituição. “Estar aqui hoje é motivo de gratidão, porque saio com uma bagagem que enriquece a minha trajetória e me prepara para os próximos desafios. Falar sobre o SENAI é falar sobre entender o nosso propósito de vida e o que queremos para ela. É gratificante ver que tudo o que passamos nesse processo deu em bons resultados”, destacou o formando. 

 

 

Entre os formandos, estiveram cerca de 15 alunos do tecnólogo em Automação Industrial da Faculdade SENAI. Gilson José, concluiu o ensino médio há cerca de 27 anos, e foi um dos formandos do curso. O aluno destacou o sentimento de poder retornar à sala de aula para reiniciar a jornada educacional e poder concluir o ensino superior. 

"Retornar à sala de aula depois de mais de 20 anos foi uma alegria imensa para mim e para minha família. Estar em contato com jovens e compartilhar conhecimento foi enriquecedor. Me sinto feliz em poder ter aproveitado a oportunidade de reiniciar e dar continuidade aos meus estudos com o SENAI. Essa experiência me proporcionou um crescimento extraordinário, elevando minha visão profissional que vai me ajudar a crescer ainda mais na empresa onde trabalho”, relatou o tecnólogo.

 

 

Impacto na empregabilidade e na indústria

Somando as formações de João Pessoa e Bayeux, cerca de 200 novos profissionais estão prontos para atender às demandas da indústria paraibana, em áreas como Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica e Vestuário. Daniela Almeida, diretora regional do SENAI Paraíba, destacou o impacto da qualificação na empregabilidade e no fortalecimento da indústria paraibana.

“Isso representa a entrega de mão de obra qualificada, que é o principal objetivo do SENAI para o setor produtivo do estado. Estamos falando de cerca de 400 novos profissionais (somando com os formandos de Campina Grande), entre técnicos e tecnólogos, que agora estão prontos para serem absorvidos pelo mercado. Esses profissionais atendem diretamente às necessidades da indústria, contribuindo para o aumento da empregabilidade e a oferta de mão de obra especializada", comentou a diretora regional do SENAI.

Para encerrar o calendário das unidades e da faculdade, na próxima sexta-feira (6) o SENAI também realiza a formatura dos alunos de Campina Grande, cumprindo o seu papel de preparar profissionais para o mercado, promovendo transformação social e impulsionando o desenvolvimento da indústria da Paraíba.



Texto/Colaboração | Igor Batista

Outras Notícias