Compartilhar

SENAI Paraíba: Excelência em Educação Profissional

Por Syusk Amorim - Campina Grande/PB - Publicado 19 de dezembro de 2008

Muitos procuram os cursos de qualificação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria
Muitos procuram os cursos de qualificação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Só em 2008, a instituição efetuou mais de 24.730 matrículas em toda a Paraíba. São cidadãos que estão atentos às mudanças do mercado de trabalho. Na educação profissional, o SENAI aumentou o número de pessoas formadas, em relação ao ano passado e, mais do que isso, intensificou a qualidade dos cursos, com a reestruturação do ensino.
 
Um dos grandes avanços, do ano que chega ao fim, foi a oferta da educação articulada com o SESI e o SENAI através do EBEP – Educação Básica com Educação Profissional. Na prática, o cidadão comum é formado com o ensino básico, ao mesmo tempo em que aprende uma profissão. “O quantitativo é importante, mas não é tudo. A buscar adequar a educação com a necessidade do mercado, também passa pela capacitação de nossos profissionais”, completou Gricélia Pinheiro, Diretora Regional do SENAI.
 
Mas, ainda falta muito. Existe grande trabalho, pela frente, na área de educação básica e educação profissional, como revela a carência de mão-de-obra qualificada em diversos setores da indústria, a partir da retomada do crescimento econômico. De acordo com a CNI, nos primeiros três meses deste ano, a inexistência de trabalhadores qualificados ocupou o 6º lugar no ranking dos principais obstáculos à expansão da indústria brasileira.
 
Essa realidade comprova que a educação formal aliada à educação profissional é imprecindível para o desenvolvimento das indústrias e da nação. Está explicado, portanto, porque o setor incentiva a formação do trabalhador com uma contribuição compulsória.
 
Com a certeza de que a educação é necessária para o desenvolvimento sustentável, além das competências humanas, o SENAI Paraíba investe em pesquisas, serviços de tecnológicos oferecidos pela instituição e parceiros, incremento e elevação da produção competitiva no Brasil e no exterior.
 
A atuação do SENAI como órgão qualificador de mão-de-obra foi determinante para a Paraíba implantar um parque fabril moderno. O SENAI é ferramenta primordial para os setores que usufruem de tecnologia de ponta, como o petróleo e o gás, automação industrial e outros.
 
Para muitos trabalhadores, os cursos do SENAI abrem as portas do conhecimento, porque ajudam a desenvolver a capacidade de inovação e liderança, competências necessárias para as transformações do mundo moderno. “Em 2009, pretendemos dar continuidade a todo esse processo. Trabalharemos com os arranjos produtivos locais para identificar melhor as necessidades das indústrias, com foco no avanço da prestação de serviços tecnológicos, porque não basta apenas capacitar. Temos que dar um apoio tecnológico para que as empresas continuem crescendo”, completou Gricélia.

Outras Notícias