Compartilhar

Paraíba

SENAI participa do lançamento de plano estratégico de desenvolvimento para a região do Cariri

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 29 de novembro de 2023

O documento reúne estratégicas para os próximos dez anos com o intuito de estimular o desenvolvimento da região.


Da esquerda para a direita - Wagner Porto gerente executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI; Tiago Castro, prefeito de Cabaceiras; Gustavo  Andrade, gerente do SENAI CITI; e Luiz Alberto Amorim, superintendente do Sebrae Paraíba

Na última segunda-feira, 27, o SENAI Paraíba participou, em Cabaceiras, do lançamento da Agenda Pacto Novo Cariri 2033, idealizado pelo Sebrae/PB em conjunto com a Associação dos Municípios do Cariri e Agreste da Paraíba - AMCAP, que visa estimular a cultura da cooperação em prol do desenvolvimento econômico e social do Cariri paraibano. 

A agenda para os próximos dez anos prioriza três eixos principais: turismo e economia criativa, cadeias produtivas rurais e inovação e cultura empreendedora, cada um deles focado no desenvolvimento sustentável e na promoção de atividades que impulsionam a economia e a cultura na região.

O plano estratégico foi criado de forma colaborativa, reunindo prioridades e estratégias que vão nortear o desenvolvimento econômico regional. O SENAI Paraíba participou diretamente da construção do documento e, durante o lançamento, apresentou os macro-objetivos para cada eixo estratégico. 

Para o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI Paraíba, Wagner Porto, “o desenvolvimento sustentável de qualquer região é fundamentado pelo planejamento estratégico e participativo e a Agenda Pacto Novo Cariri é uma iniciativa promissora para o alcance do desenvolvimento local”. 

O SENAI Paraíba desempenha um papel fundamental no desenvolvimento regional através de suas unidades no estado. “O SENAI tem a oportunidade de atuar, junto a prefeituras e outras instituições parceiras, contribuindo para o desenvolvimento pleno e sustentável da região”, destaca o gerente do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI , Gustavo Andrade.


Eixos estratégicos do Pacto Novo Cariri 2033

Turismo e Economia Criativa - Desenvolver e fortalecer as principais potencialidades turísticas e a rede da economia criativa da região de forma integrada e com preservação do seu patrimônio cultural e natural, com o propósito de gerar oportunidades de renda e emprego.

Cadeias Produtivas Rurais - Fortalecer, diversificar e promover, de forma integrada e competitiva, as cadeias produtivas rurais do Cariri Paraibano, considerando as potencialidades da região e as características do bioma da Caatinga.

Inovação e Cultura Empreendedora - Fomentar e desenvolver a cultura empreendedora inclusiva, promovendo a inovação constante, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico de forma sustentável na região. 


Texto/Colaboração | Igor Batista

Outras Notícias