Compartilhar

Paraíba

SENAI PB divulga inovações e projetos tecnológicos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 23 de novembro de 2023

No estande da instituição o visitante encontra tecnologias e conhece projetos inovadores desenvolvidos por alunos e instrutores


O SENAI Paraíba estará participando da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em João Pessoa. O evento começou nesta quinta-feira (23), e está acontecendo no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, com entrada gratuita. O tema do evento deste ano é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Durante a programação que acontece até o próximo sábado, o SENAI terá um Espaço Maker, que reunirá a estrutura do SENAI Lab, onde os visitantes terão acesso a tecnologias como Impressoras 3D, máquina de Corte a Laser, e poderão conhecer projetos de Robótica com Lego EV3 e Games, projeto de energia solar, entre outros recursos utilizados por alunos e professores da instituição.

“Um dos nossos principais propósitos dentro do SENAI é preparar o aluno para o futuro. Todo esse trabalho que fazemos com eles dentro da Saga Senai de Inovação, com desafios para desenvolvimento de projetos com soluções inovadoras se comprova cada vez mais importante quando participamos de ações desse tipo em que nossos alunos têm a oportunidade de se conectar ao setor público,  ecossistema de Inovação, investidores e claro, a indústria e fechar parcerias e negócios entregando muito à sociedade e tornando-se mais qualificados para os desafios que vierem”, ressaltou Tayze Araújo,  Interlocutora da Saga SENAI de Inovação.

No estande do SENAI, é possível conhecer ainda os projetos que concorreram durante a edição deste ano, no Inova SENAI Paraíba que é parte integrante da Saga SENAI de Inovação. São protótipos de soluções inovadoras, como o Smart Locator (1º lugar na etapa estadual) do SENAI de Bayeux, e o Quick Parking, melhor colocado entre os projetos participantes do SENAI Distrito Industrial de João Pessoa.

O Smart Locator - LIN é um projeto que consiste num sensor de localização que vai facilitar a busca dos colaboradores em geral no canteiro de obras. Entre os benefícios apresentados estão o aumento da produtividade das atividades, e do sistema de segurança e localização dos colaboradores em caso de acidentes de trabalho, e ainda é um sistema ecológico inovador.

Nesta quinta-feira, 23/11, quem passou pelo estande da instituição foi o prefeito da Capital, Cícero Lucena, que conheceu os projetos do SENAI. O gestor ficou interessado em implantar o LIN nos canteiros de obras do município, e em breve a equipe do SENAI se reunirá com representantes da Secretária de Infraestrutura – SEINFRA de João Pessoa, para definir os detalhes da implantação.

Neste sábado, 25/11, às 14h, o SENAI vai participar da programação, realizando uma palestra sobre a “Neoindustrialização: Caminhos para o futuro”, que será proferida pelos especialistas da área de Educação, Thiego Brandão e Agripino Filho.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne inovações tecnológicas que estão impactando na vida da população, desde o aprendizado por meio do programa Code, salas Google, Make, Lego, até o acesso e gerenciamento de serviços.

Outras Notícias