Paraíba

SENAI PB e Instituto Alpargatas formam cerca de 400 profissionais em Alagoa Nova, Mogeiro e Ingá

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 18 de agosto de 2023

Cursos foram oferecidos para ex-colaboradores das unidades fabris descontinuadas da Alpargatas

Através de uma ação articulada com o Instituto Alpargatas por meio do programa Empreender Alpa, e as prefeituras municipais de Mogeiro, Alagoa Nova e Ingá o SENAI da Paraíba proporcionou para a população dessas cidades, cursos profissionalizantes em 8 áreas distintas.

Entre os meses de abril e agosto desse ano, foram oferecidos cursos de Costureiro Industrial, Mecânico de Motocicleta, Eletricista Predial, Modelagem, Confeiteiro, Pedreiro de Alvenaria Operador de Empilhadeira e d e Microcomputador todos de forma gratuita, totalizando 400 novos profissionais, distribuídos em 22 turmas.

“O SENAI-PB tem a enorme satisfação em participar desse projeto tão lindo e inovador, que é o Empreender Alpa um programa social de educação profissionalizante que busca principalmente reduzir as desigualdades, aumentar as oportunidades de emprego e capacitar os participantes para uma vida mais produtiva e autônoma”, afirmou Ana Cláudia, diretora Regional do SENAI PB.

Os cursos foram oferecidos pelo SENAI através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM, localizado em Campina Grande, e pelo Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, situado em Bayeux.

“O empreender Alpa é um programa de educação profissionalizante do Instituto Alpargatas que, em parceria com o SENAI PB, promove igualdade de oportunidade com diversidade e inclusão amplas.  Um programa que impacta diretamente na transformação de vidas de pessoas, para geração de emprego e renda, por meio de empregabilidade e empreendedorismo. Já beneficia 37 cidades da Paraíba, com mais de 8 mil pessoas formadas e está totalmente alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável- ODS / Agenda 2030. O programa sintetiza   o nosso compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável, disse Berivaldo Araújo - diretor do Instituto Alpargatas.

Na cidade de Mogeiro, por exemplo, foram formadas turmas de Eletricista Predial, Pedreiro de Alvenaria, Operador de Empilhadeira, Confeiteiro e Costureiro Industrial. Já em Alago Nova, Costureiro Industrial, Mecânico de Motocicleta, Eletricista Predial, Modelagem e Confeiteiro e e no município de Ingá, foi oferecido o curso de Operador de Microcomputador.

Severino da Silva foi um dos participantes do curso de Operador de Microcomputador, na cidade de Ingá. O jovem se matriculou com a finalidade de ampliar os conhecimentos na área de informática, e acabou sendo promovido na empresa onde trabalha.

“Durante as aulas tivemos um aprendizado importante para o nosso crescimento pessoal e profissional, e inclusive na empresa onde trabalho, estou utilizando muitos dos conhecimentos na minha rotina e fui promovido. Só tenho a agradecer ao Instituto Alpargatas e ao SENAI que sem dúvida foram decisivos para que eu tivesse essa ascensão no meu trabalho”, comentou Severino.

Já na cidade de Alagoa Nova, logo após concluir o curso, o aluno João Pereira resolveu empreender com outro colega da turma.

“O curso começou no dia 12 de julho, e concluímos esta semana, dia 15 de agosto, com a entrega de certificados. Só tenho que agradecer ao SENAI pelo aprendizado, que me proporcionou a oportunidade de empreender na área de Eletricidade predial e residencial, juntamente com um amigo que fez parte da minha turma. No curso aprendi sobretudo a trabalhar em equipe, desenvolvendo habilidades específicas, e logo após a conclusão eu e um colega resolvemos nos juntar para empreender e já pensamos em abrir a nossa própria empresa”, relatou.