Compartilhar

Brasil

SENAI PB e Instituto Alpargatas preparam profissionais para a fabricação de móveis sustentáveis

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 21 de junho de 2021

SENAI tem colaborado com a profissionalização e geração de renda

Os pallets de madeira utilizados para organizar o estoque da indústria de calçados Alpargatas em Campina Grande, estão ganhando uma nova utilidade, passaram a ser utilizados na fabricação de móveis decorativos e utilitários, durante as aulas do curso de marcenaria sustentável oferecido pelo Instituto Alpargatas com supervisão e certificação pelo SENAI.

Com a iniciativa, além de ajudar o meio ambiente, com uma prática sustentável, o SENAI tem colaborado com a profissionalização e geração de renda de colaboradores da indústria e também de membros da comunidade.

O curso de marcenaria sustentável é oferecido pelo Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, localizado no SENAI do Distrito Industrial, em Campina Grande. A primeira turma foi formada em 2019.

Até os dias atuais, 47 profissionais, já foram formados pelo SENAI, e destes 17 se tornaram instrutores voluntários, e hoje replicam o aprendizado ensinando a fabricação de móveis sustentáveis nas comunidades onde moram, e também na indústria Alpargatas.

Orlando Sabino Junior, é operador de empilhadeira na indústria de calçados, e foi um dos colaboradores que concluiu o curso, na última turma que finalizou no mês de junho. “Me ajudou muito, proporcionando novos conhecimentos na área. Estou me organizando para comprar os maquinários, e meu projeto é em breve começar a fabricar cadeiras, bancos e armários para ter uma renda extra”, disse Orlando.

Ana Cristina Lopes está desempregada, e ficou sabendo do curso, pelas redes sociais. 

“ Vi uma publicação no Instagram, e decidi me matricular, porque é uma forma de trabalhar por conta própria e ter a minha renda. Estou me organizando para comprar os materiais, e em breve pretendo fabricar bancos, chaveiros e adegas para vender”.

O Curso de Marcenaria Sustentável é ministrado pelo instrutor Jhony Candido, e oferece uma formação teórica e prática necessárias para confecção de móveis em pallets obedecendo às especificações, normas técnicas e critérios ergonômicos. Todos os pallets usados durante as aulas são provenientes de sobras do processo industrial da Alpargatas.

A proposta é ampliar cada vez mais o número de pessoas capacitadas, gerando novos conhecimentos e criando a possibilidade de geração de renda, através de um trabalho que traz um impacto social, econômico e ambiental.

Outras informações podem ser obtidas no site: https://www.institutoalpargatas.com.br ou através do telefone: (83) 3182-0203.

Outras Notícias