Compartilhar

Paraíba

SENAI PB e MPT encerram na próxima sexta-feira inscrições para processo seletivo de cursos gratuitos na área de Energias Renováveis

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 19 de julho de 2021

Estão sendo oferecidas 48 vagas, distribuídas em 4 cursos gratuitos


De acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar (publicado pelo INPE em 2017), a Paraíba possui um dos índices mais altos de incidência da radiação solar no Brasil, chegando a atingir anualmente mais de 2.200 kWh/m2 no setor oeste do Estado. Já em relação ao potencial de energia eólica, a capacidade estimada para instalação em solo (onshore) no Estado é de 10,2 GW em locais com velocidade média superior a 7,5 metros por segundo.

Diante de todo o potencial da Paraíba, para a produção de energia a partir de fontes renováveis, o SENAI, em parceria com o Ministério Público do Estado, está com inscrições abertas até o próximo dia 23 de julho, para processo seletivo de cursos gratuitos de Eletricista para acesso à Energia e Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos, na modalidade de Qualificação Profissional, e para os cursos de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e Tecnologia em Energia Eólica, na modalidade de Aperfeiçoamento Profissional. Os cursos serão realizados na cidade de Patos, numa Unidade Móvel de Energias Renováveis da Instituição. 

Estão sendo oferecidas 48 vagas, distribuídas da seguinte forma: 07 para o curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos com carga horária de 32h, com início dia 16 de agosto, no turno da noite; 07 vagas para o curso de Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos (Semipresencial), com carga horária de 300h, e início previsto para o dia 21 de agosto, em horário integral; 15 vagas para o curso de  Eletricista para acesso à Energia, com 160h, e início previsto para o dia 23 de agosto, no turno da tarde; e 15 vagas para o curso de Tecnologia em Energia Eólica (Semipresencial), com carga horária de 40h, e previsão de início para o dia 22 de novembro, no turno da noite.

Cursos Pagos

O SENAI e o Ministério Público da Paraíba estão com inscrições abertas também para os cursos pagos de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (07 vagas), com carga horária de 32h, e início no dia 16 de agosto; Especialização Técnica em Sistemas Fotovoltaicos – Semipresencial, (07 vagas), com carga horária de 300h e início no dia 21 de agosto, com horário integral; e Tecnologia em Energia Eólica – Semipresencial (15 vagas), com carga horária de 40h, e início no dia 22 de novembro, com aulas noturnas.

As inscrições serão realizadas de forma presencial no SESI, na cidade de Patos - PB, no horário das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. O SESI fica situado na Rua Manoel Torres, 220, no Jardim Brasil. E também podem ser feitas de forma online, no endereço eletrônico: www.fiepb.com.br/senai.

A prova objetiva dos cursos gratuitos será no dia 02 de agosto de 2021, com início às 18h30 e término às 21h30. Já a dos cursos pagos será no dia 03/08, no mesmo horário.

Outras Notícias