Gerar oportunidades que consigam ter um impacto social positivo na sociedade, essa tem sido uma constante no SENAI, que através de parcerias com outras instituições públicas e privadas, tem tornado a qualificação profissional um mecanismo de transformação de vidas. Na última segunda-feira, dia 05, 32 mulheres de Campina Grande, que são mães de crianças com deficiências receberam o certificado de conclusão do curso de Costureiro Industrial de Vestuário oferecido pela Instituição em parceria com o Instituto Alpargatas e a Prefeitura Municipal.
A entrega dos certificados aconteceu durante um desfile de moda inclusiva, onde os filhos das concluintes desfilaram com as roupas produzidas pelas próprias mães, e no final, todas receberam os certificados.
O curso iniciado no mês de junho desse ano, no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM, do SENAI, no distrito industrial de Campina Grande, atendeu mães atípicas que participam do Projeto Colo Pra Mãe - Cuidando de Quem Cuida, da Prefeitura Municipal, criado com o objetivo de oferecer cuidados especiais a mães de crianças com deficiência.
Com duração de dois meses e 15 dias, o curso foi realizado em duas turmas, pela manhã e tarde. As alunas receberam formação gratuita com auxílio de instrutores do SENAI, a proposta foi estimular o empreendedorismo e resgatar autoestima das mulheres, oferecendo geração de renda e mais qualidade de vida.
A iniciativa é resultante do Programa SENAI de Ações Inclusivas – PSAI, que tem como principal foco a promoção do acesso e a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social nos cursos de educação profissional da instituição.
“Esse curso foi direcionado à realidade dessas mães, que agora, terão a oportunidade de desenvolver todo o aprendizado e quem sabe, investir no empreendedorismo ou mesmo, prestar serviços para alguma empresa na área de confecção. Nós que fazemos o SENAI, ficamos felizes em fazer parte dessa parceria e também ajudar a mudar a realidade dessas mulheres”, disse Gustavo Andrade, gerente do CITI/CAM.
A iniciativa é resultante do Programa SENAI de Ações Inclusivas – PSAI, que tem como principal foco a promoção do acesso e a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social nos cursos de educação profissional da instituição.
O SENAI sempre teve expertise em transformar a vida dos alunos, através da educação profissional. Com mais essa ação, reforçamos nossa missão e luta de trazer educação, inclusão, equidade e empregabilidade as pessoas com deficiência e suas famílias”, comentou Lucenir Maciel, Interlocutora do PSAI na Paraíba.
O diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, comentou que “esse é de fato um momento especial para todas essas mulheres e ficamos felizes, em poder proporcionar essa parceria, visando um futuro melhor para essas mães atípicas. Essa oportunidade pode ser do tamanho do sonho que vocês podem construir, e juntos vamos transformar vidas”, concluiu.
Durante o evento, representantes do Banco do Nordeste, convidados pelo SENAI, fizeram uma apresentação das linhas de crédito diferenciadas para empreendedores, com a finalidade de colaborar com as concluintes na abertura de empreendimentos, e consequentemente na geração de renda.