Compartilhar

SENAI PB integrará grupo técnico da Saga de Inovação

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 28 de julho de 2020

Grupo Técnico é formado por Departamentos Regionais do SENAI

A expertise da Unidade de Educação Profissional - UNIEP do SENAI Paraíba, no desenvolvimento de projetos e ações relacionadas a Saga SENAI de Inovação, tem sido reconhecida pelos Departamentos Regionais da Instituição e até pelo SENAI Nacional.

Recentemente o Departamento Nacional convidou a Paraíba para integrar um grupo técnico de discussão e desenvolvimento das estratégias da Saga SENAI de Inovação que está em formação, e conta com a participação do SENAI de Minas Gerais.

A especialista em Educação do SENAI Nacional, Mônica Mariano falou sobre o convite e disse que as práticas adotadas pela Paraíba fortalecerão ainda mais a Saga SENAI de Inovação.

“Hoje a Saga SENAI de Inovação é o diferencial do jeito SENAI de educar, e a Paraíba tem se destacado nesta ação. Acreditamos que essas experiências são a chave para manter o vínculo entre as empresas e a formação dos nossos alunos”, ressaltou Mônica Mariano.

O Supervisor de Estratégias Educacionais da UNIEP do SENAI PB, Thiego Brandão integrará o grupo, que tem um papel estratégico no fortalecimento das ações da Saga SENAI de Inovação.

“Percebemos que essa abordagem possibilita a construção de conhecimentos e de habilidades necessárias para o profissional da Indústria 4.0, e a Saga desperta no aluno a possibilidade do desenvolvimento de competências através da solução de problemas reais da indústria”, comentou Thiego.

SAGA SENAI DE INOVAÇÃO

A Saga de Inovação é uma iniciativa em que alunos do SENAI, com o apoio de docentes, se unem em equipes e aplicam ideias, tecnologia e conhecimento em projetos para a indústria. O objetivo é estimular a cultura da inovação a partir do desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem. A SAGA é composta por três etapas: Grand Prix de Inovação, Desafio SENAI de Projetos Integradores e o Inova SENAI.

O modelo de ações desenvolvidas pelo SENAI da Paraíba tem sido referência para outros Departamentos Regionais, tanto pela versatilidade dos projetos, como também pelos resultados alcançados em relação ao aprendizado dos alunos e desenvolvimento das novas habilidades dos instrutores da instituição. 

A Indústria 4.0, além da revolução tecnológica, apresentou grandes desafios para o mundo do trabalho, dentre eles o desenvolvimento de novas habilidades para os profissionais que irão atuar nesse cenário. E alinhado a tudo isso, o SENAI vem trabalhando cada vez mais em um aprendizado centrado no aluno e buscando o desenvolvimento de habilidades para o perfil profissional demandado por essa indústria.

E a Saga SENAI de Inovação tem estimulado essas mudanças, que articula ações estratégicas de fomento ao desenvolvimento da cultura de inovação no processo educacional, promovendo assim a educação empreendedora de alto impacto como base para a inovação e aumento da competitividade da indústria.

Outras Notícias