Compartilhar

Paraíba

SENAI PB realiza evento para difundir as práticas da cultura maker

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 17 de novembro de 2021

A proposta do evento foi difundir as práticas da cultura maker realizadas pela rede SENAI Lab Paraíba, e disseminar o conhecimento do que está sendo propagado atualmente em termos de práticas makers.


Como parte das comemorações da Semana Global de Empreendedorismo e do dia da criatividade, o SENAI realizou nesta quarta-feira, 17/11, o SENAI LAB Day. A programação híbrida aconteceu nas unidades do SENAI, em João Pessoa, Campina Grande, Bayeux e Sousa,  e foi marcada por palestras oficinas e apresentações de painéis.

Todas as atividades foram transmitidas ao vivo pelo canal do SENAI PB, no YouTube, e foi acompanhada por estudantes, professores, empresários, representantes de startups, que participaram de atividades envolvendo o empreendedorismo inovador.

O SENAI Lab Day foi aberto às 09h, com uma palestra sobre Empreendedorismo Digital proferida por Jefferson Araújo, CEO da Startp ShowKase, que consiste numa plataforma inovadora que proporciona inteligência para os negócios locais de forma simples e integrada a todos os canais digitais.

Ainda pela manhã aconteceu uma oficina sobre CANVAS, conduzida por representantes do Centro de Formação Profissional Miriam Benevides Gadelha, do SENAI, na cidade de Sousa, e outra sobre cultura maker, com Juliana Góes e José Orlando Marinho, do Centro de Formação Profissional de Tecnologia do Couro e Calçado e do Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional, do SENAI de Campina Grande.

No turno da tarde, a programação foi aberta com um talkshow sobre Cultura Maker e Empreendedorismo, que contou com a participação de Lucas Teixeira – do Centro de Treinamento, Inspira não pira, Taty Sales – da TS Consult e Karoline Pombo – do SENAI PB, e mediação de Fabiana Medeiros Hiluey, supervisora do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Projetos do SENAI PB.

Durante o evento aconteceram ainda na tarde desta quarta-feira, duas oficinas, uma sobre Prototipagem com a mentoria de Ester Cavalcanti, Samuel Oliveira e Aislan Queiroz, do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, do Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção e do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial, e outra sobre Pitch, que teve a mentoria de Mônica Moreira, Julionito Gallards e Nadja Fontes, do Centro de Formação Profissional Prof. Stenio Lopes e Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial, do SENAI, em Campina Grande, e do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal, do SENAI em Bayeux.

A proposta do evento foi difundir as práticas da cultura maker realizadas pela rede SENAI Lab Paraíba, e disseminar o conhecimento do que está sendo propagado atualmente em termos de práticas makers.

“Nós entendemos que o SENAI PB tem um papel importante, no dinamismo do setor produtivo paraibano. E no nosso SENAI LAB, são idealizados projetos inovadores, que permitirão, que a indústria se torne cada vez mais  competitiva e sustentável, dentro de um mercado tão concorrido. Portanto, espero que após esse evento, os participantes absorvam conhecimentos, que possam ser compartilhados. E ressalto que os nossos laboratórios estão abertos à sociedade, para justamente potencializar o aprendizado, através de mentorias e desenvolvimento de projetos, tão importantes para a sociedade”, afirmou Euler Sales, diretor Regional do SENAI PB.

A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.

Para acompanhar como foi a programação do evento, acesse o link: https://www.youtube.com/c/SENAIPara%C3%ADba

Outras Notícias