Compartilhar

SENAI PB realiza solenidade de formatura virtual onde cerca de 360 alunos concluíram cursos de habilitação técnica em 10 áreas profissionais

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 02 de dezembro de 2020

Formatura Virtual de 10 cursos técnicos foi transmitida pelo YouTube

Cerca de 360 alunos dos cursos técnicos do SENAI da Paraíba participaram na noite desta quarta-feira, 02/12 de uma solenidade de formatura virtual. 

Participaram do evento, alunos dos cursos técnicos de Administração, Automação, Edificações, Eletroeletrônica, Manutenção de Informática, Mecânica, Programação de Jogos Digitais, Refrigeração, Segurança do Trabalho e Têxtil.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha, participou da transmissão, deixando uma mensagem para os concluintes.

“O SENAI foi constituído em 1942, num entendimento entre os industriais brasileiros e o presidente Getúlio Vargas e o propósito fundamental era criar mão de obra capacitada para que o Brasil fosse industrializado. Em sendo assim, os industriais brasileiros apresentaram uma proposta e o objetivo fundamental era exatamente chegar a noites como esta, onde tivessem pessoas capacitadas, para gerar conhecimento, operar maquinas sofisticadas em todas as indústrias do nosso país. E esse objetivo vem sendo alcançado ano após ano pelo SENAI. Vocês já são de uma turma da indústria 4.0, e tiveram acesso aos melhores equipamentos que nós do SENAI podíamos oferecer. E como demonstraram habilidades, e conhecimentos necessários para tornar o Brasil cada vez maior industrialmente, hoje estão celebrando um momento virtuoso para a história de vocês, como para a história do nosso Brasil”, afirmou Gadelha.

Na solenidade, o diretor Regional do SENAI, Euler Sales parabenizou os alunos e lembrou que a instituição estará sempre de portas abertas para contribuir com o sucesso profissional de cada um deles. “Agradeço aos alunos que protagonizaram e compartilharam conosco trajetórias de vidas. Hoje vocês estão realizando um sonho de terem uma profissão. Para que essa realização fosse possível, vocês contaram com a dedicação de uma equipe que transformou a vida de cada um de vocês, afinal a educação é capaz de transformar. Continuem estudando, buscando novos conhecimentos, e o SENAI estará sempre à disposição para contribuir com a formação, o aperfeiçoamento e a empregabilidade de todos vocês”, disse Euler.

Representando os instrutores dos cursos técnicos do SENAI, Wellington Sales, do SENAI de João Pessoa fez um discurso onde enfatizou a importância das escolhas na vida de cada um, sobretudo quando se trata de uma profissão.  

“Vocês decidiram trilhar o caminho da educação profissional, e escolheram o SENAI, uma das maiores instituições de Educação Profissional da América Latina. Nós que fazemos o SENAI da Paraíba, nos sentimos orgulhosos privilegiados, e muito agradecidos em participar dessa história de sucesso da vida de cada um de vocês. Talvez durante esse curso, vocês puderam perceber, quão bom foi fazer um curso técnico, que abrirá portas nas vidas de vocês, e que despertará a vontade de aprender mais, vencer como ser humano e usar o trabalho para construir uma vida e um mundo melhor, por isso não parem por aqui. Há muitas oportunidades a serem conquistadas, tudo que vocês viram e viveram no SENAI servirá para vocês por muito tempo”, ressaltou.

Já a aluna Alice da Silva Barros, da Escola SENAI Stenio Lopes foi a oradora da turma. A concluinte do curso Técnico Desenvolvimento de Jogos Digitais, agradeceu aos instrutores familiares e lembrou os desafios vivenciados ao longo do curso.

“ Iniciamos o curso com a ânsia por aprender, vivenciamos muitos desafios, quem do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais não se lembra da disciplina Componente de Lógica de Programação? Tudo que vivemos em competições como o Game Jan? Tudo isso não representou nada, quando comparado aos obstáculos que vivemos durante essa Pandemia. Mas vencemos, e hoje estamos concluindo mais uma etapa fundamental na história de nossas vidas profissionais”, celebrou.

Durante a solenidade de formatura, os participantes acompanharam ainda uma palestra Magna sobre o tema “ A Formação Técnica e o Mercado de Trabalho, na Perspectiva Atual e Futura”, ministrada por Felipe Morgado, gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI Nacional.

Na programação, houve momento cultural, o instrutor Julliermy Almeida do SENAI Stenio Lopes, prestou uma homenagem em forma de poema para os alunos, familiares, e toda a equipe do SENAI. 

O evento foi encerrado pelo gerente Executivo de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI PB, Janildo Sales, que fez uma retrospectiva da contribuição do SENAI para a profissionalização ao longo de quase 80 anos de existência, onde 80 milhões de pessoas segundo ele foram preparadas para o mercado de trabalho, através de uma formação pautada na qualidade do ensino e da aprendizagem. 

Para acompanhar a solenidade na íntegra acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=gG8t8zwr_fg

Outras Notícias