SENAI terá estrutura para desenvolver tecnologias educacionais nas áreas de Prototipagem Mecânica Industrial e Energias Renováveis

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de julho de 2019

O SENAI conta com estruturas de SENAI Lab, em todas as unidades da PB

Campina Grande é reconhecida como polo de tecnologia e inovação, e está entre as 100 cidades inteligentes do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities. Todo o reconhecimento é resultado do trabalho de instituições de ensino e pesquisa, que juntas contribuem de forma decisiva para a consolidação de uma cidade high tech.

O SENAI está inserido no hall dessas instituições, e conseguiu aprovar um projeto de implantação de um novo SENAI Lab, no Edital de Inovação do SENAI Nacional. Com isso o Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, localizado no Distrito Industrial, receberá uma estrutura na área de Prototipagem Mecânica Industrial e Energias Renováveis.

Os recursos do Edital serão destinados para a estruturação dos espaços do CITI com equipamentos para melhor atender aos projetos de inovação desenvolvidos pelos alunos em diversas etapas, que compõem a Saga da Inovação, e nos cursos.

Atualmente, o SENAI conta com estruturas de SENAI Lab, em todas as unidades da Paraíba, sendo três de nível 1, e um de nível 2.

O SENAI Lab, nível 2, é o segundo instalado pela instituição na cidade, que já dispõe de uma estrutura semelhante no Centro de Educação Profissional Prof. Stenio Lopes, no bairro da Prata. O nível 2 tem como característica a Inovação, o espaço funciona como um laboratório de prototipagem.

Com a implantação, o SENAI trabalhará numa cadeia geradora de oportunidades para as pessoas físicas (Alunos e comunidade) favorecendo crescimento socioeconômico regional.

No local que será dotado de tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0, a exemplo de impressoras 3D, sensores e robótica, os alunos da instituição poderão construir seus próprios objetos/projetos, através de uma abordagem criativa, interativa e proativa, gerando um modelo mental de resolução de problemas do cotidiano.

Entre as atividades que serão desenvolvidas no SENAI Lab Nível 2, estão: treinamentos em eletrônica e automação usando microcontroladores, como Arduino; capacitações em desenho mecânico assistido por computador (CAD); Cursos e oficinas regulares em energias renováveis, construção civil, mecânica de autos e motos; Treinamento em prototipagem de peças usando impressão 3D; Desenvolvimento de projetos de moldes para injeção de peças plásticas e peças usando softwares de desenho 3D; Auxílio no planejamento e execução de projetos para estudantes das Unidades do SENAI, além de oficinas e palestras de Empreendedorismo, Inovação e realização de Planos de Negócios, para estudantes das Unidades do SENAI.

Para conhecer mais sobre o SENAI Lab entre em contato através do telefone: (83) 2101-5424.