Compartilhar

SENAI promove inclusão social através da Educação

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 29 de junho de 2011

Diante da responsabilidade de promover cidadania e inclusão no mundo do trabalho através da Educação
Diante da responsabilidade de promover cidadania e inclusão no mundo do trabalho através da Educação Profissional e respeitando a diversidade existente, o Centro de Ações Móveis do SENAI está capacitando 18 alunos que possuem deficiência física, auditiva e/ou mental leve.
 
Os alunos fazem parte do Curso de Confeccionador de Calçados de Couro, que está sendo realizado no município de Guarabira/PB. O Curso é fruto de uma ação conjunta entre SENAI, SEDH, Ministério do Trabalho, Govenro Federal e CODEFAT.
Para a Presidente da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD) do município de Gurabira/PB e também aluna do Curso, Euzelma Belarmino dos Santos, oferecer condições necessárias e incentivar o desenvolvimento de potencialidades garantem oportunidade de inserção desses jovens no mercado de trabalho. “O Curso está elevando a auto-estima e despertando nos alunos habilidades que eles não conheciam, possibilitando uma prospecção de futuro”, comentou.
 
A inserção desses alunos no ensino profissionalizante faz parte das ações do Programa SENAI de Ações Inclusivas, que promove a inclusão de pessoas com necessidades especiais nos programas de educação profissional disponibilizados pelo sistema indústria. Além disso, o SENAI também procura inserir essas pessoas no mercado de trabalho.
 
De acordo com o Instrutor Técnico Educacional, Ronivom Alves de Lima, capacitar esses alunos é desafiador e ao mesmo tempo fascinante. “Os educandos possuem uma motivação intrínseca espetacular para aprender, o que os tornam criativos e inovadores, conseguindo superar limites e realizar significativamente suas atividades”, ressaltou.
Informações adicionais pelo telefone: () 3182-0222.
 
Colaboração/Texto/Fotos: Michelle Assis.

Outras Notícias