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Paraíba

SENAI realiza etapa escolar do Grand Prix de Inovação em Sousa

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 16 de março de 2023


O SENAI tem se destacado nos últimos anos com o incentivo, em sala de aula, ao pensamento inovador a partir das tecnologias em sua metodologia. Um exemplo é o Grand Prix de Inovação, uma iniciativa que busca estimular projetos inovadores, além de fortalecer o ecossistema empreendedor e criativo, a partir de desafios que simulam demandas reais da indústria. 

Nestes dias 14 e 15 de março, o SENAI da Paraíba realizou a etapa escolar do Grand Prix SENAI de Inovação no Centro de Formação Profissional Miriam Benevides Gadelha, em Sousa, no sertão paraibano. Foi a primeira vez que a maratona foi realizada no SENAI Lab da unidade, um espaço baseado na cultura maker, que dá aos estudantes a oportunidade de experimentar e construir novas ideias através da troca de conhecimento, e que conta com equipamentos e o auxílio de especialistas para o desenvolvimento de ações inovadoras.

A equipe Inova Mais, idealizou um suporte para ser colocado na esteira para evitar o atrito entre as caixas, e venceu o desafio

Participaram do evento cerca de 23 alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial Básica em Administração e Aprendizagem Industrial Básica em Produção. As empresas envolvidas na ação foram a Laticínios Belo Vale - Isis e Dinococo. A maratona teve duração de 12 horas, onde foi possível visualizar que a combinação de métodos de inovação aberta e criatividade, a partir de conceitos de empreendedorismo e redes colaborativas, é possível obter soluções diferenciadas dos desafios lançados. 

A equipe vencedora da maratona, composta pelos alunos Maria de Fátima Silva, Josimar Iuri, Arlan Costa, Silas Batista e Lucas Vieira, criou o projeto “Inova Mais”, que consiste em “um suporte na esteira para que as caixas não tenham atrito, além de uma cabine com câmeras que contenham sensores, com o uso da inteligência artificial serão capazes de detectar as caixas que possuem defeitos ou se estão no padrão desejado pela indústria, separando-as conforme a detecção, diminuindo a quantidade de avarias e paradas no processo produtivo”, segundo descrição da própria equipe. O desafio proposto foi criar soluções para a retirada de caixas defeituosas nas linhas de produção de uma empresa de laticínios de Minas Gerais.

A equipe Ataiá ficou em segundo lugar com o projeto de uma esteira suspensa para transporte de embalagens.

Em segundo lugar, os alunos Quéren, Bianka Fernandes, Francisco Chagas, Kevin David, Francisco Weverton e Emily Inês, desenvolveram uma esteira suspensa para transporte de embalagens com o intuito de otimizar os processos de empacotamento. O desafio era criar uma solução para o transporte de recipientes entre ambientes de uma empresa de cosméticos e higiene pessoal. 

O estudante Josimar Iuri, aprendiz no curso de Auxiliar Administrativo e membro da equipe vencedora, comentou que a medalha recebida é simbólica, e que todos os alunos participantes realizaram o desafio com sucesso, entregando ótimos projetos. “Queria agradecer a todos da mesa julgadora, ao SENAI e a Tayze Araujo (interlocutora regional da Saga SENAI de Inovação) pelo incentivo. Que a partir de agora a gente continue aprimorando o que já tem feito. Essa medalha é apenas uma simbologia pelo nosso esforço, mas todos têm a capacidade e o potencial, e apresentaram ideias brilhantes aqui. Que tenhamos força de vontade para continuar inovando no mundo da indústria com a ajuda do SENAI”, disse. 

O Grand Prix SENAI de Inovação é uma maratona onde as equipes multidisciplinares são desafiadas a criar, desenvolver e prototipar soluções inovadoras para demandas reais da indústria e da sociedade, com o intuito de estimular o pensamento crítico e criativo dos participantes. Esse incentivo compõe um dos princípios da Saga SENAI de Inovação, que parte da observação desses desafios para serem solucionados pelos alunos através de competições e práticas pedagógicas que fomentam o senso de inovação e criatividade, potencializando o protagonismo do estudante no processo de aprendizagem.



Texto/Colaboração | Igor Batista
 

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