Na semana de 17 a 20 de abril, o Centro de Formação Profissional Robson Braga de Andrade, do SENAI em Caaporã realizou uma série de atividades de estímulo a criatividade voltadas para alunos da instituição. Durante a programação os estudantes participaram do desenvolvimento de projetos no SENAI LAB e realizaram apresentações das ideias que foram colocadas em prática.
Participaram das atividades, alunos das turmas de Aprendizagem Industrial, sob a coordenação dos professores Oscar Pimentel e Aline Rodrigues, do curso de Operador de Computador, coordenados pelo professor Robson Pereira, e Vestuário, coordenados pela professora Raquel Santos.
Por sugestão dos próprios alunos, em alusão ao dia da criatividade, foi idealizada a 1ª Feira da Criatividade, onde eles desenvolveram ideias criativas relacionadas ao marketing e atendimento ao cliente e demonstraram na prática suas respectivas criações.
Entre os projetos criativos, foram desenvolvidos pelos alunos de informática uma Massinha Slime que limpa e higieniza teclados dos computadores e notebooks, chamada “removedor de poeira”, um aspirador manual que limpa o computador retirando todas as sujeiras internas, através de um sugador de ar manual pensado para eliminar poeiras de placas internas, e ainda um jarro de argila com uma câmera acoplada escondida, com conexão bluetooth.
Já as alunas do curso de vestuário desenvolveram peças criativas utilizando apenas retalhos de tecido. Elas criaram prendedores de cabelos; nécessaire; e deram um show de sustentabilidade e criatividade demonstrando que é possível reaproveitar matérias- prima durante o processo de confecção de acessórios.
Os alunos de Aprendizagem Industrial desenvolveram produtos e ideias criativas no marketing como o lançamento perfumes, onde cada fragrância teria o nome de um planeta. Para apresentar o lançamento eles decoraram uma sala simbolizando uma loja; criaram um ambiente com céu estrelado, aromatizado, com música, e criaram até um slogan para o produto.
As turmas de Aprendizagem desenvolveram ainda uma loja de bolos no pote e cupcake. No lançamento da loja foi criado um app/jogo no formato pac man onde a criança jogaria uma partida e sua pontuação lhe renderia descontos na compra dos bolos. Os ganhadores receberiam os bolinhos na mesa por um drone, criando uma experiência marcante para o cliente infantil.
E as iniciativas de criatividade foram além, os alunos lançaram uma loja de doces e salgados chamado: “cantinho duplo” com a estratégia de marketing no pdv em abordagem, entrega de material gráfico e promoção direta onde o cliente compra o salgado e o refrigerante é grátis.
E teve equipe que desenvolveu ainda uma loja de acessórios artesanais chamada Art Style e como estratégia de marketing idealizaram um sorteio onde o cliente que comprasse uma peça ganharia um cupom para participar de um sorteio de um kit especial no dia das mães.
Dia Mundial da Criatividade
Criado no Brasil em 2014 por Lucas Foster, o World Creativity Day tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas estabeleceu 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. O objetivo do dia é incentivar o pensamento multidisciplinar criativo nos níveis individual e de grupo que, de acordo com um relatório especial sobre economia criativa da UNESCO, PNUD e UNOSSC, "se tornou a verdadeira riqueza das nações no século XXI".