Compartilhar

Paraíba

SENAI realiza VI Workshop de Educação Profissional com foco na Mentoria Digital

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 17 de fevereiro de 2023


Dinâmica com a equipe do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa.

A transformação digital é um processo em que as empresas utilizam tecnologia, através das pessoas, para melhoria do seu desempenho e alcance dos resultados, tornando-se estratégia essencial no debate dos negócios atuais. E na educação não é diferente, pois é fundamental estimular a cultura digital nos ambientes pedagógicos, tendo em vista que as pessoas estão no centro dessa transformação.

O SENAI da Paraíba tem seguido um caminho baseado nesse conceito, propondo a modernização de suas unidades, através do desenvolvimento das vertentes: Tecnologia, Processos e Pessoas com a promoção da cultura digital nos ambientes educacionais. Por isso, utilizando esse princípio, a partir de sua expertise na área, a instituição realizou, no último dia 10 de fevereiro, o VI Workshop de Educação Profissional – Mentoria Digital, em todas suas unidades, simultaneamente.

O evento foi direcionado às equipes de educação de todo o Departamento Regional, e conduzido pelos coordenadores pedagógicos, a partir das vivências na Imersão realizada em outubro de 2022 sobre Cultura Digital e seus movimentos. 

Equipe do Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes durante atividade no workshop.

“A condução do Workshop da Rede de Mentoria Digital foi aderida com muita satisfação pelos docentes e gerência da unidade. Todos se envolveram nas atividades tornando o dia bem proveitoso. Todos levaram para si o aprendizado dado em todo o dia do evento. Como coordenadora pedagógica fiquei muito feliz pelo envolvimento de todos e no fim do dia a alegria no olhar e nas palavras de cada docente em ter participado de um evento dinâmico e rico em informações”, destacou a coordenadora pedagógica do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI, Maria Gabriela.

A ideia da mentoria surgiu do Projeto SENAI + Digital e foi concretizado em uma imersão no Departamento Regional de Santa Catarina, em setembro do ano passado, onde  colaboradores do SENAI da Paraíba, participaram, em conjunto com outros 18 departamentos, de um encontro sobre a Rede de Mentoria Digital. 

O evento, realizado na última semana nas unidades do SENAI da Paraíba, foi conduzido a partir dos princípios da Mentoria Digital, que são a experiência do mentor, a ressignificação, a escuta ativa, a autorresponsabilidade, a autoeficácia, a realidade objetiva, a decisão, a fluidez, a prontidão para mudar, o desafio, a aprendizagem experimental e a hipótese. 

Segundo a coordenadora de Educação do SENAI da Paraíba e interlocutora da Cultura Digital, Michelle Assis, “a mentoria digital consiste em um processo de acompanhamento e direcionamento dos mentorados para alcance de resultados, a partir do estímulo ao aprendizado, incentivando a criatividade, inovação, autonomia e muito mais. São 12 princípios que estimulam os atores da educação a ter uma mentalidade digital e desenvolverem ações que desafiam o crescimento, que promovam o entendimento que podem existir caminhos diferentes para resolução de um problema, compreender como os alunos se sentem no processo de aprendizagem, dentre outros”. 

Participaram do encontro, nas unidades, cerca de 100 pessoas, entre professores, coordenadores pedagógicos, interlocutores e alguns alunos. Durante o evento, foram realizadas atividades e dinâmicas com o intuito de fazer os participantes vivenciarem a Mentoria Digital na prática. 

Para a docente do curso Técnico em Administração do Centro de Formação Profissional Professor Stenio Lopes, “o workshop foi uma oportunidade ímpar de desenvolver a escuta  ativa e aprimorar a docência como mentoria, uma vez que nos direciona a enxergar os alunos mentorados como protagonistas de sua própria aprendizagem. Todas as ações serviram para avivar a chama de pertencimento e de união entre os docentes, coordenadores e equipe administrativa, fluindo como engrenagem do SENAI”.

A cada atividade, as equipes eram trocadas, para que houvesse uma maior integração entre os participantes, criando uma teia de relações. 



Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias