Compartilhar

SENAI realizará curso de Mecânico de Motor de Embarcação na cidade de Cabedelo

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 25 de fevereiro de 2021

Curso deverá acontecer a partir do mês de abril

O diretor Regional do SENAI da Paraíba, Euler Sales, e o gerente Executivo de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação da instituição, Janildo Sales, participaram de uma reunião na última terça-feira, dia 23, na Capitania dos Portos, em Cabedelo, juntamente com o comandante da Capitania, o capitão da Marinha do Brasil, Rodrigo Godoy, e o secretário de Indústria e Comércio da cidade de Cabedelo, Fernando Sobrinho.

Na ocasião foram definidas as ações para o início do curso de Mecânico de Motor de Embarcação, uma parceria do SENAI com o Ministério Público do Trabalho da 13ª Região, a Marinha do Brasil, e a Prefeitura de Cabedelo, através da Secretária de Indústria e Comércio. Também foi discutido o credenciamento do SENAI para a oferta de cursos nas áreas de Moço de Convés, Moço de Máquina, além de Taifeiro e Cozinheiro.

As aulas estão previstas para iniciar a partir do dia 05 de abril, com uma oferta de 36 vagas, sendo 18 para pessoas de baixa renda, que passarão por um processo seletivo, e 18 para candidatos selecionados pela Marinha e prefeitura do município.

As aulas acontecerão na Patromoria da Marinha, e seguirão todos os protocolos de biossegurança recomendados pelas autoridades de saúde, como a ocupação limitada de salas de aulas, o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras de proteção. Durante o curso, os participantes estudarão conteúdos teóricos e práticos, onde conhecerão todas as características de motores de Centro e de Popa, de 2 e 4 tempos. Todas as atividades serão acompanhadas por um instrutor do SENAI, que utilizará as práticas pedagógicas dentro da metodologia SENAI de Educação Profissional.

CREDENCIAMENTO DE QUATRO CURSOS

O SENAI também está em negociação com a Marinha e com a Prefeitura Municipal de Cabedelo, para realizar o credenciamento para oferta dos cursos de Taifeiro, Cozinheiro, Moço de Convés e Moço de Máquinas, esses dois últimos com carga horária de 700h. 

A função de um Moço de Convés é auxiliar na manutenção, conservação e limpeza de equipamentos e instalações de embarcações. Já o Moço de Máquinas é o profissional responsável pela manutenção das áreas de máquinas do navio, auxiliando na manutenção e funcionamento do navio. O Taifeiro é o profissional responsável pela arrumação, limpeza e cozinha dentro de uma embarcação.

O SENAI da Paraíba, juntamente com a secretaria de Indústria e Comércio, está em contato com as empresas industriais do município de Cabedelo para realizar uma parceria público-privada, para que sejam disponibilizadas vagas de cursos para trabalhadores das indústrias, dentro do Programa Emprega Mais, resultado de um acordo de cooperação técnica, celebrado entre o SENAI e o Ministério da Economia.

Outras Notícias