Na próxima segunda-feira, dia 21, as unidades do SENAI em Campina Grande realizarão diversas atividades para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Setembro Amarelo.
A programação incluirá palestras, alusivas a data, no formato híbrido (presencial e online), dinâmicas de grupo e atividades nas salas de aula virtuais e presenciais, neste caso nas Unidades que voltaram.
“O SENAI além de proporcionar a sociedade, e a indústria paraibana, ações de Educação Profissional, de Tecnologia e de Inovação, também tem se preocupado com a situação das pessoas com deficiência. E num momento como esse, onde estamos celebrando o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, também estamos chamando atenção da sociedade para as barreiras, que precisam ser derrubadas para que essas pessoas sejam tratadas com dignidade e igualdade, seja no ambiente familiar ou profissional. Então é muito importante que possamos celebrar essa data com os nossos alunos para que eles entendam que o SENAI também cumpre esse papel social, e com essa programação estamos chamando a atenção de todos, e também procurando motivar as pessoas com deficiência a lutarem pelos seus diretos, pela construção de uma sociedade inclusiva, onde todos possam viver de uma forma igualitária, e sem preconceitos”, afirmou Janildo Sales, gerente de Educação Profissional e de Tecnologia do SENAI PB.
No Centro de Tecnologia do Couro e Calçado – CTCC Albano Franco, a programação terá início às 09h com uma palestra transmitida pelo Google Meet, com o psicólogo Inácio Romério, que abordará o tema “Suicídio: precisamos falar sobre”. Após a palestra haverá um debate com a participação de estudantes e instrutores do SENAI. A programação terá continuidade com o Circuito da Inclusão, que terá diversas atividades lúdicas, com dinâmicas interativas envolvendo os alunos do CTCC.
No turno da tarde, a partir das 15h, acontecerá mais uma palestra, desta vez com a psicóloga, Wandina Soares, sobre o tema “Evidências Científicas por trás do suicídio”, e logo após será realizada uma nova etapa do Circuito da Inclusão, com uma nova rodada de dinâmicas. As atividades serão realizadas com as turmas da modalidade presencial e EAD da instituição.
No Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, de 21 a 25/09, acontecerão intervenções psicológicas nas salas de aulas virtuais, sobre os seguintes temas: “Ansiedade: Por que estamos tão ansiosos?”, “Autocompaixão: Seja gentil consigo mesmo em meio ao sofrimento!”, e “Mindfulness – atenção plena é fundamento da autocompaixão - Quando estamos conscientes experimentamos a vida melhor”.
Já no SENAI da Prata, acontecerá uma webinar no dia 23, às 17h com transmissão pelo Google Meet, com os psicólogos Jakson Galdino e Kessia Mirely, que abordarão o tema “A Importância da Prevenção diante do Sofrimento Psíquico”.