O SENAI realizou na última semana, a 16ª edição do Mundo SENAI, um evento que abre as portas da instituição, em todo o país, para que estudantes e profissionais da indústria possam conhecer as oportunidades de trabalho e formação profissional.
O evento é realizado em todos os departamentos regionais, que promovem programações próprias misturando conhecimento, inovação e oportunidades. Na Paraíba, durante as atividades locais, as unidades do SENAI, do litoral ao Sertão, receberam visitantes de diversos segmentos, em uma oportunidade de aproximar ainda mais a instituição da comunidade.
A abertura das visitações ocorreu na quinta-feira (8), e mais de 3.800 pessoas passaram pelas unidades do SENAI espalhadas por todo o estado, conhecendo seu portfólio de cursos e serviços, nos dois dias de visitas. O Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, no bairro da Prata, em Campina Grande, recebeu centenas de estudantes durante o dia, que tiveram a oportunidade de entender as diversas áreas de atuação a partir de demonstrações que proporcionaram uma visão abrangente das possibilidades de formação profissional da unidade.
O estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Walfredo Siqueira Luna, de Campina Grande, Lincoln Souza, fez um tour pela unidade, acompanhado de outros colegas da escola. Ele pontuou que a experiência permitiu explorar áreas de interesse futuro, tanto para estudos no SENAI quanto para oportunidades de trabalho. “Estamos envolvidos em um mundo em que a tecnologia está inserida no nosso meio, eu acredito que a experiência dinâmica que o SENAI trouxe foi ótima, porque pudemos conhecer áreas que futuramente seremos capazes de nos inserirmos para estudar e também como oportunidades de trabalho”, destacou o estudante.
Na visita realizada na unidade, os estudantes também tiveram a chance de interagir com instrutores da instituição, tirando dúvidas e recebendo orientações sobre determinadas áreas, como a Automação Industrial. O instrutor do SENAI Stenio Lopes, Erivan Barbosa, recebeu os visitantes durante o dia apresentando tecnologias e fazendo demonstrações do uso dessas ferramentas, a partir da interação com um braço robótico onde os próprios estudantes puderam manipular.
“Receber a comunidade e escolas aqui na unidade é sempre bom, porque esses alunos vêm com uma energia muito grande e ficam fascinados com as tecnologias que o SENAI disponibiliza, e às vezes, é o primeiro contato desse público com esses recursos tecnológicos. Então, aqui na área de Automação Industrial, disponibilizamos para eles vivências com sensores industriais e com o processo industrial”, mencionou o instrutor.
Maria Paula Melo, que é aluna do 1º ano do ensino médio no PREMEN de Campina Grande, participou da interação com o braço mecânico e destacou que a experiência estimulou a vontade em aprender mais sobre a área. “Eu achei tudo isso incrível, porque não é sempre que temos a oportunidade de conhecer sobre profissões industriais. No tour, eu gostei das execuções na área de informática e automação industrial, porque tivemos a chance de manipular os equipamentos e isso acaba instigando a vontade de aprender e estar na área”, comentou a estudante.
Além de dar a oportunidade do público externo conhecer as unidades durante o evento, o SENAI também possibilitou que as outras entidades do Sistema Indústria apresentassem seus serviços aos visitantes, como, por exemplo, os estudantes da Escola SESI que desenvolvem projetos de robótica e de iniciação científica. A estudante do 9º ano da Escola, Beatriz Ranno, líder da equipe de robótica, Thunder Race, que competirá, em um torneio nacional em 2025, apresentou para os visitantes, a competição na qual ela, e os colegas de equipe participarão.
“Nossa equipe é responsável por criar protótipos de carros de Fórmula 1 na F1 In Schools, então a gente apresentou um pouco da competição e do nosso grupo. Eu me sinto muito bem em saber que posso apresentar nosso projeto para outras pessoas e desenvolver interesses nos jovens, da mesma forma que eu tenho. Então é muito legal projetar esse interesse em outras pessoas, que também gostam de fórmula 1 e trazer também mais visualização para o trabalho que fazemos na Escola SESI”, explicou a estudante.
O Mundo SENAI destaca e reafirma o compromisso do SENAI em formar profissionais altamente qualificados, prontos para atender às demandas do mercado de trabalho. Através de uma série de atividades a instituição mostra sua dedicação em oferecer educação de qualidade, preparando seus alunos para os desafios e oportunidades do mundo profissional, um compromisso que fortalece a indústria nacional.
Texto/Colaboração | Igor Batista