Compartilhar

Paraíba Educação

SENAI, Sebrae e LafargeHolcim realizam entrega de certificados do projeto Sabor Empreendedor, em Caaporã

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 02 de maio de 2022

Os cursos tiveram início em janeiro e foram divididos em 4 trilhas, formando 54 novos profissionais. 


Na noite da última sexta-feira, 29 de abril, foi realizada, no Centro de Formação Profissional Robson Braga de Andrade do SENAI, em Caaporã, a cerimônia de entrega de certificados de conclusão dos cursos do projeto "Sabor Empreendedor”, desenvolvido em parceria entre o SENAI da Paraíba, o Sebrae e o Instituto LafargeHolcim, braço social da empresa LafargeHolcim Brasil. 

Ao todo foram 54 alunos concluintes que receberam os certificados de conclusão dos cursos das 4 trilhas oferecidas pelo projeto, a de Lancheteria, Confeitaria, Cozinha Saudável e Bares e Restaurantes, cada uma delas com cursos técnicos e uma capacitação gerencial.

Durante a cerimônia, o Diretor Regional do SENAI, Euler Sales, parabenizou os concluintes e destacou o papel do SENAI na formação técnica dos moradores da região, dando oportunidade de crescimento profissional. "Através desse projeto que tem o apoio significativo do Instituto LafargeHolcim e do Sebrae, a gente consegue reduzir o número de pessoas que concluem o ensino médio, mas não têm uma formação técnica, e isso certamente será importante para todos. Aos alunos aqui nossos parabéns por terem concluído mais uma etapa da vida profissional de vocês. Digo isso porque, certamente, os cursos que vocês participaram servirão para que vocês possam empreender e até mesmo serem inseridos no mercado de trabalho. Aqui nesta cerimônia a gente tem a oportunidade de apresentá-los a instituições que podem fomentar o trabalho de vocês através do empreendedorismo e os estudos que vocês realizaram através do projeto possibilitaram que vocês busquem alternativas e trabalho de emprego e de renda”, celebrou o Diretor Regional do SENAI da Paraíba. 


“Nossa instituição estará sempre à disposição para que vocês possam aperfeiçoar o conhecimento e se qualificar cada vez mais”, Euler Sales, Diretor Regional do SENAI da Paraíba. 


O Coordenador de Sustentabilidade da LafargeHolcim e representante do Instituto LafargeHolcim, Dorgival Neto, também esteve presente na cerimônia e destacou o orgulho da empresa em poder proporcionar à região uma qualificação técnica e gerencial para oportunizar um desenvolvimento social e econômico na vida dessas pessoas através da profissionalização. “Ver essas carinhas aqui hoje, se formando, é motivo de muito orgulho. Eu conversava com um colega que me disse, com alegria, que a esposa dele estaria aqui hoje como concluinte. Ele disse que já tinham comprado todo o material e ferramentas necessárias para que ela começasse a empreender. É muito bom ver esse efeito, essa resposta e esse impacto na vida de vocês. A gente deseja muito que vocês peguem todo esse reconhecimento e não guardem, mas pratiquem e multipliquem e que vocês tenham uma trajetória de sucesso na vida e que possam sentir os efeitos positivos a partir desse projeto”, disse. 

“Queria também dizer que não para por aqui, nem para vocês e nem para gente. Temos mais quatro cursos de qualificação profissional que vamos oferecer para o mesmo público de baixa renda, aqui em Caaporã, e que são cursos oferecidos pelo SENAI. Cursos esses que a gente está definindo ainda e brevemente vocês vão poder ver, entre outros projetos que o instituto desenvolve onde a gente opera. Inclusive, queria agradecer pela parceria que deu muito certo, com o SENAI e o Sebrae. Então, nosso muito obrigado, na certeza de que isso é o início de um grande caminho na vida de vocês”, concluiu o representante do Instituto LafargeHolcim, Dorgival Neto. 

O SENAI também apoiará o projeto em uma contrapartida de oferta de cursos gratuitos de Assistente Administrativo, Eletricista de Instalações Prediais, Excel para Rotinas Administrativas e Operador de Computador.

O projeto “Sabor Empreendedor” une o ensino técnico ao ensino gerencial, proporcionando aos alunos um maior conhecimento sobre os processos práticos de produção e comercialização de seus produtos. Os alunos que participaram dos cursos saem aptos a, além de produzir, comercializar e montar os seus próprios negócios. As trilhas tiveram grande importância não só profissional, mas pessoal na vida dos moradores da região, como garante a representante dos alunos da trilha de Bares e Restaurantes, Rosely Pereira. 

Rosely Pereira, representante dos alunos da trilha de Bares e Restaurantes.

“Os nossos esforços para chegar até aqui não foram em vão, precisamos acreditar que podemos fazer a nossa parte e que seremos sempre os melhores naquilo que escolhemos fazer. Daqui para frente o foco é traçar metas para chegarmos ao nosso destino, e isso só depende de nós. Através desses cursos, nós também aprendemos que podemos chegar onde a gente quiser, basta ter força de vontade. Então eu quero agradecer a todos que nos proporcionaram tudo isso e muito obrigado, professora, por ter dividido conosco o seu conhecimento e eu espero que venham ainda mais oportunidades pra nós”, disse.


“Hoje eu vou sair daqui vitoriosa porque entrei com uma mente e estou saindo como empreendedora e vou colocar isso em prática, porque não adianta a gente só fazer e guardar isso aqui , a gente tem que agir. Então, agradeço em nome de todos pela oportunidade”, Rosely Pereira, representante dos alunos da trilha de Bares e Restaurantes do projeto ‘Sabor Empreendedor’.


Os cursos tiveram início no mês de janeiro, e em cada uma das trilhas oferecidas pelo projeto, os alunos receberam capacitação técnica, pelo SENAI, e capacitação gerencial, pelo Sebrae. No total foram 24 cursos oferecidos, com carga horária que variaram de 04h a 40h, e entre eles estavam os cursos de Confeiteiro de Salgados, Produção de Sobremesas Finas, Fabricação de Lanches Saudáveis, Massas e Molhos, bem como Formalização do MEI, Atendimento ao Cliente e Marketing Digital e Vendas.


Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias