Compartilhar

SENAI/Stenio Lopes comemora aprovação no Edital SENAI SESI de Inovação

Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 27 de julho de 2011

O Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, Unidade do SENAI em Campina Grande, comemo
O Centro de Educação Profissional Professor Stenio Lopes, Unidade do SENAI em Campina Grande, comemora a aprovação de dois projetos na 8ª Edição do Edital SENAI SESI de Inovação, que teve seu resultado divulgado na última sexta-feira (/07). Para custear as despesas com o desenvolvimento dos dois projetos será disponibilizado pelo Edital cerca de 580 mil reais, utilizados na aquisição de equipamentos, material de laboratório e consumo, além de contratação de terceiros e despesas com viagens.
 
A empresa JB Simplício Mineradora desenvolverá um “Microtrator Acoplado a uma Motocicleta para uso na Agricultura Familiar”. O projeto de inovação tecnológica da área de metalmecânica, visa disponibilizar para os pequenos agricultores um implemento agrícola versátil e de baixo custo.
 
Segundo o empresário Jesimiel Simplício, a ideia do projeto consiste em um equipamento acoplado a uma moto (elemento que vai fornecer a tração), o que diminui os custos, quando comparado aos tratores convencionais existentes no mercado.
 
Já o “Simulador para Treinamentos de Desenvolvimento de Competências para Indústria”, será desenvolvido pela Felinto Indústria e Comércio Ltda, em parceria com as Instituições SENAI/SESI. O projeto, de inovação tecnológica e social, criará um ambiente digital caracterizado por um simulador, proporcionando a vivência de uma situação real para a realização de cursos e treinamentos de trabalhadores da indústria, agregado a um KIT Didático (composto por um notebook, lousa interativa e um projetor de mídia, possibilitando a flexibilidade das capacitações dos trabalhadores em diferentes setores).
 
A inovação caracteriza-se pela utilização de tecnologias computacionais voltadas à formação de mão de obra qualificada para desenvolver atividades industriais. Por medida de segurança e visando diminuir custos operacionais e gastos com matéria prima, o trabalhador vivenciará antes, no ambiente virtual, as atividades que serão desenvolvidas no ambiente de trabalho.
 
Para o Coordenador de Projetos do SENAI Stenio Lopes, Jonilton Fernandes, o compromisso com a inovação e a transferência de tecnologias industriais caracterizou o resultado. “A aprovação dos projetos demonstra o empenho do SENAI na busca permanente do cumprimento da sua missão institucional. É o SENAI mostrando na prática o resultado dos investimentos aplicados na capacitação de sua equipe técnica, visando o desenvolvimento da indústria paraibana por meio da inovação”, afirmou.
 
Informações adicionais pelo telefone: () 3182-3700.
 
Colaboração/Texto: Raquel Macedo.

Outras Notícias