Após uma solicitação apresentada pelo presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, ao presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari, a diretora regional do SENAI Paraíba, Daniela Almeida, e a superintendente do SESI, Silvia Pereira, estiveram no início deste mês de outubro com o presidente da Companhia, em uma reunião para tratar de uma parceria voltada à qualificação de mão de obra na construção civil.
O encontro marcou o início das discussões sobre cursos de capacitação para atender à demanda do novo complexo turístico em desenvolvimento no Polo Turístico de Cabo Branco, que promete ser o maior do Nordeste.
Durante a reunião, foi destacada a necessidade de qualificar mão de obra para o setor da construção civil que será absorvida pelo mercado de trabalho. Para a construção do Resort Tauá, que terá uma área de 300 mil m², está prevista uma contratação de até 3 mil trabalhadores. A ideia é formalizar uma parceria entre o SENAI e a companhia, para uma qualificação voltada para as comunidades de Aratu, Cidade Verde e Mangabeira, promovendo oportunidades de emprego e desenvolvimento socioeconômico local para cerca de 360 pessoas, em um primeiro momento.
A iniciativa prevê a formação de 18 turmas com 20 alunos cada, abrangendo cursos específicos para a construção civil. Além disso, há a intenção de realizar um estudo conjunto entre o SENAI, através do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, e a Cinep para analisar a viabilidade de um polo têxtil na região.
Esse conjunto de ações reforça o compromisso do Sistema Indústria com a qualificação profissional e o desenvolvimento regional, alinhado ao crescimento do setor turístico e à criação de oportunidades para a população paraibana.
Texto/Colaboração | Igor Batista