SESI incentiva profissionais para a prática da ginástica laboral em casa

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 03 de abril de 2020

ginástica laboral é uma das ações da área de Promoção à Saúde do SESI

Em tempos de isolamento social, muitos profissionais estão trabalhando em casa para evitar o deslocamento até à empresa e evitar aglomerações no combate à contaminação do Covid-19. O trabalho de forma remota exige cumprimento de horário, metas resultado e foco diário nas atividades a serem realizadas. Pensando nesses profissionais, o SESI/PB incentiva a realização da ginástica laboral em casa.

A ginástica laboral é uma das ações da área de Promoção à Saúde do SESI, desenvolvida no ambiente das empresas para atendimento aos industriários. A atividade é uma série de exercícios físicos realizados no horário de trabalho, com o objetivo de evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo, reduzir o estresse, aliviar as tensões e prevenir algumas doenças ocupacionais.

Esses mesmos exercícios realizados pelos trabalhadores na empresa, podem ser feitos em casa. “Os exercícios físicos destinados ao ambiente das empresas podem ser perfeitamente realizados em sua residência respeitando a sua condição física e espaço para a aplicação dessas atividades”. Na empresa, os trabalhadores contam com a orientação de educadores físicos do SESI/PB e mesmo que em casa não tenham este profissional por perto, o trabalhador pode realizar o exercício tendo em mente as orientações recebidas. “A segurança na execução do movimento é uma premissa que o SESI/PB recomenda sempre”, explicou Kleber Barbosa, Gerente de Promoção à Saúde.

Neste momento, é importante que o profissional tenha em mente a mesma rotina que ele prestava na empresa e desenvolva esses hábitos em casa. “Para manter a mente e corpo ativos, o SESI Paraíba está lançando uma campanha de conscientização para a prática do exercício físico da Ginástica Laboral, voltada para os trabalhadores em home office”, disse Kleber Barbosa.

A ginástica laboral é um serviço diferenciado pelo planejamento sistemático desenvolvido por profissionais de Educação Física contratados exclusivamente para atendimento às indústrias e seus trabalhadores. “O SESI presta serviço às empresas através da ginástica laboral há quase 30 anos e atende mais de 20 mil trabalhadores em todo Estado”, destacou Kleber.

Paralelamente, o SESI também está orientando os trabalhadores sobre a importância de atividade física, como também o cuidado com a alimentação e nutrição neste período de isolamento social.

A instituição é referência no quesito de promoção saúde do trabalhador. Por vários anos, a empresa conquistou o prêmio “Marca Brasil” do setor empresarial como marca mais lembrada nesta área.

Texto/Colaboração: Bruna Martins