Paraíba

Sistema Indústria parabeniza Campina Grande pelos 160 anos de transformação e progresso

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 11 de outubro de 2024

Foto: Pedro Magrod/ShutterStock

"Alô, alô, minha Campina Grande, quem te viu e quem te vê não te reconhece mais." Esse trecho da música interpretada por Jackson do Pandeiro reflete as profundas transformações que a cidade experimentou ao longo da sua história. A Rainha da Borborema completa 160 anos nesta sexta-feira (11), celebrando uma trajetória marcada por crescimento e mudanças. Terra de riquezas e tradições, Campina Grande, que surgiu nas trilhas dos tropeiros e se expandiu com a força de suas indústrias, chega a este marco com um olhar visionário para o futuro.

Nesse novo tempo, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), juntamente com o SESI, SENAI e IEL, une-se a essa comemoração, reforçando seu compromisso em impulsionar o desenvolvimento da cidade. Campina Grande, que foi moldada pelas mãos dos pioneiros da Borborema — o indígena, o tropeiro e a catadora de algodão —, é hoje sinônimo de inovação e cultura. Essas figuras históricas desempenharam um papel fundamental na consolidação do desenvolvimento econômico e social da cidade, que, com o tempo, se tornou um dos mais importantes centros urbanos do interior do Nordeste.

A cidade, berço de grandes eventos de peso cultural e econômico, como as festividades do São João, também é referência em educação e capacitação. O SESI e o SENAI Paraíba têm investido continuamente na qualificação dos campinenses, formando profissionais que ajudam a transformar o setor produtivo local. Em sintonia com o espírito empreendedor de Campina, o SENAI segue inovando na formação de mão de obra para a indústria, enquanto o SESI, através de suas ações de educação e promoção da saúde, se dedica a construir um futuro mais justo e igualitário, garantindo que todos tenham acesso às oportunidades necessárias para prosperar e contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

O IEL, por sua vez, desempenha um papel crucial na conexão entre universidades e empresas, promovendo a integração por meio de estágios, projetos de pesquisa aplicada e programas de inovação. Essas ações não apenas ajudam a formar profissionais capacitados, mas também contribuem para o desenvolvimento de soluções que atendem às demandas do mercado, fortalecendo a competitividade das indústrias locais.

A FIEPB, ao lado de seus parceiros, reafirma seu compromisso em continuar investindo em Campina Grande, com a certeza de que seu potencial de crescimento está em constante expansão. Em um solo fértil de tradições, a tecnologia, o empreendedorismo e a inovação ganham raízes profundas, construindo um futuro cada vez mais promissor.

Campina Grande, aos 160 anos, segue em constante transformação, e o Sistema Indústria estará sempre impulsionando novas conquistas e fortalecendo o legado de uma cidade que nunca para de crescer.

Texto/Colaboração | Igor Batista