Paraíba

Startup incubada pelo SENAI PB atrai investidores

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 26 de outubro de 2022

A iniciativa tem despertado o interesse de empresas inclusivas, como o escritório de Advocacia Andrade Alcântara Advogados Associados, da cidade de Curitiba, estado do Paraná, que vai investir R$ 25 mil na construção do APP.

Um projeto que cria uma Central Virtual de Libras, onde interpretes de libras fazem a mediação simultânea da comunicação entre surdos e ouvintes, permitindo que às instituições de atendimento ao público possam atender o cliente no seu próprio idioma.

A proposta lançada por alunos surdos e professores do SENAI Tocantins, com o suporte do intérprete de Libras da instituição, Fernando Roseno foi incubada pelo SENAI Paraíba entre os meses de fevereiro e agosto desse ano. E durante esse período a equipe foi capacitada, participando de 18 skill ups, ou mentorias oferecidas pelos técnicos paraibanos que mostraram o caminho que deve ser percorrido para construção de uma startup.

“As Contribuições do SENAI Paraíba foram bastante importantes, por ser um assunto totalmente novo para a nossa equipe, as mentorias voltadas para análise de mercado, viabilidade técnica, econômica, escalabilidade, pitch e o acompanhamento próximo do mentor fez toda diferença para o amadurecimento do projeto. Isso deu aos alunos condições de levar adiante a ideia, hoje o Viva Libras já é uma startup constituída e tem atraído a atenção de investidores”, comemorou Fernando Roseno.

A iniciativa tem despertado o interesse de empresas inclusivas, como o escritório de Advocacia Andrade Alcântara Advogados Associados, da cidade de Curitiba, estado do Paraná, que vai investir R$ 25 mil na construção do APP, e ainda ofertará toda assessoria jurídica para a Startup.

“Em todo o Brasil, existe em torno de 10 milhões de surdos que precisam de atendimento acessível para exercer sua cidadania. A partir da startup, o surdo receberá mais protagonismo na busca dos seus direitos, vai melhorar a qualidade de vida, terá mais autonomia, segurança, agilidade e sigilo ao receber e repassar informações. São alunos do SENAI Tocantins utilizando da tecnologia e inovação para trazer inclusão e qualidade de vida para os PCD’s surdos de todo Brasil”, explicou o gerente da Unidade de Educação e Tecnologia do SENAI Tocantins, José Reinaldo Neto.

O projeto Viva Libras App disputou com outros 293 projetos nacionais e ficou entre os 61 selecionados em todo o país para a Mostra Inova Senai Nacional.

“Ter um projeto como esse e tantos outros que surgiram na Saga SENAI de Inovação, atraindo a atenção de investidores demonstra esse alinhamento existente entre a EDUCAÇÃO e o setor de TECNOLOGIA e INOVAÇÃO. Oferecemos ao país alguns programas que visam transformar ideias em modelos de negócios inovadores, e que interligam os diversos agentes de empreendedorismo em uma rede de conexões que desenvolve projetos com visão de futuro, com qualidade e agilidade”, explicou Wagner Porto, Gerente Executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI Paraíba.

O aplicativo já está sendo desenvolvido por meio do Sebrae TEC. E a expectativa dos criadores é que a partir de março de 2023 já esteja disponível para a sociedade.