Paraíba

Startups apoiadas pelo HUB PB serão contempladas com recursos do Programa Centelha

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 26 de outubro de 2022

Nesta terça-feira, 25/10, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ divulgou o resultado das startups contempladas com recursos na fase final do Programa CENTELHA.

Entre as selecionadas estão duas startups apoiadas pelo HUB PB, programa de pré-aceleração para startups, criado através de uma parceria entre o SENAI Paraíba, o SEBRAE e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).  O objetivo do programa é fomentar o empreendedorismo e o ecossistema de startups da Paraíba, além de apoiar o amadurecimento de projetos que possuem alto potencial de crescimento e impacto na indústria paraibana.

As Startups contempladas são DI FARIA PRODUÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, que consiste numa guitarra elétrica que tem como principal potencial inovador o fato de já possuir alto-falante embutido, efeito de Overdrive e saída para fone de ouvido. Como referencial de sustentabilidade, o potencial inovador do produto é o fato de ser produzido com madeira de reflorestamento, ainda não muito usual para o setor.

E a InXepa, plataforma onde serão comercializados produtos próximos a data de vencimento (ou qualquer produto com desconto acima de 30% mesmo que não esteja próximo a data de vencimento) e oferecido com descontos aos consumidores. O principal objetivo é diminuir significativamente o desperdício de alimentos e aumentar o poder de compra das pessoas que sofrem com a crise econômica e alta inflação.

A Startup DI FARIA foi acelerada pelo HUBPB na 1ª edição em 2021, e a INXEPA está sendo acelerada pelo HUBPB na edição deste ano.

Será concedido para as startups selecionadas no programa, valor unitário de até R$ 60.000,00, recursos do FNDCT/FINEP e adicionalmente recursos oriundos do Governo do Estado da Paraíba, por intermédio da FAPESQ.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora na Paraíba. E irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI e, na Paraíba, é executada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

Informações adicionais podem ser obtidas no site: https://programacentelha.com.br/pb/