Paraíba

Startups selecionadas na 3º edição do HUB PB participam de evento de integração

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 21 de julho de 2023

Através do HUB PB, o SENAI, SEBRAE e IEL da Paraíba oferecem às startups paraibanas soluções em desenvolvimento tecnológico por meio de capacitações, mentorias e conexões com ecossistemas de inovação e oportunidades de negócios. Desde 2021, o programa promove a pré-aceleração e incubação, a colaboração, a troca de conhecimentos, a geração de oportunidades e o desenvolvimento de soluções para os desafios locais e globais.

Iniciando a nova temporada de aceleração de empresas, nesta sexta-feira, 21, as 20 startups selecionadas na 3º edição do HUB Paraíba participaram de um evento de integração no Sebrae LAB, em Campina Grande. Durante o encontro, foram apresentados a concepção do programa de aceleração e o caminho que as startups percorrerão durante os meses de incubação.

A diretora regional do SENAI da Paraíba, Ana Claudia Moreira, explica que “este ano, nós selecionamos 20 startups de todo o estado da Paraíba que ficarão conosco por um período de cinco meses. Nesse tempo eles recebem mentorias de empreendedorismo, de inovação, além da prototipação das soluções no Instituto SENAI de Automação Industrial. O objetivo desse programa é promover o empreendedorismo inovador através das metodologias ágeis para estimular o desenvolvimento de soluções e negócios inovadores em estágio, operação e tração, sejam novos produtos ou processos”.

Durante os cinco meses de imersão em empreendedorismo, criatividade e inovação, as startups receberão capacitações através de formatos híbridos, percorrendo sete módulos de incubação até as apresentações finais dos projetos no Demoday, o evento de encerramento do programa. Durante o percurso, o HUB abordará o ser empreendedor, o mercado potencial e o mercado-alvo, os processos de ideação e validação de soluções, o mínimo produto viável e a estruturação e estratégias do modelo de negócio.

HUB Paraíba

O HUB Paraíba é um programa de pré-aceleração e incubação de startups paraibanas para promover a inovação, o empreendedorismo e a competitividade das micro e pequenas empresas. Atualmente, está realizando sua terceira edição e busca apoiar as empresas e ideias inovadoras a se adaptarem às novas demandas do mercado, gerando valor e impacto socioeconômico.

As empresas aceleradas pelo HUB Paraíba possuem um histórico de crescimento a partir da mentoria, capacitações e projetos trabalhados durante o tempo de aceleração. Elas participam de eventos de troca de conhecimentos, expõem suas ideias e criam um ecossistema de inovação com investidores e parceiros, são premiadas em eventos de criatividade e inovação  participam de programas de pesquisa, mantendo um crescimento com conhecimentos obtidos durante a iniciativa do SENAI, SEBRAE e IEL.

Texto/Colaboração | Laura Almeida