Nesta quarta-feira, dia 07 de dezembro, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande sediará a grande final do Desafio de Startups Agronordeste Digital. O evento reunirá Startups, Aceleradoras, Hubs e Investidores do Ecossistema de Inovação do Agro Brasileiro que foram selecionados no Desafio.
Durante a programação acontecerão das 09h às 18h, apresentações de Pitches das finalistas, nas categorias Starts (regional) e UP (nacional).
As Startups selecionadas para a grande final foram:
CATEGORIA START (regional)
3.2.1. VALE DO AÇÚ (RN):
AGROVARE
DO CAMPO À MESA
JRX CONSULTORIA
3.2.2. VALE DO CARIRI PARAIBANO (PB):
AVIN AGRICULTURA VERTICAL INTELIGENTE
DRON SOLUÇÕES AGRÍCOLAS
JNA AGROCONSULTORIA LTDA
3.2.3. VALE DO JAGUARIBE (CE):
AGRO9 TECNOLOGIA
CALCUAGRI
ECOAR AGROFLORESTA
3.2.4. TERRITÓRIO DO OESTE BAIANO (BA):
FALAAGRO
KALLIANDRA
SENSOR SEMENTE
3.2.5. VALE DO SÃO FRANCISCO (PE e BA):
AI PRAGA
CONSULTORIA 3A EM SUSTENTABILIDADE
PREDIGA+
CATEGORIA UP (aberta)
NORDESTINAS:
AGROLITE
FIBOO
KALLIANDRA
MAPTECH
SSCROP GESTÃO DE FAZENDAS
DEMAIS REGIÕES:
AGRICONNECTED
AURAVANT
DIGIFARMZ SMART AGRICULTURE
IGNITIA
NCB SISTEMAS EMBARCADOS
PERFECT FLIGHT
SENSIX
O SENAI PB vai oferecer suporte aos produtores rurais, da produção no campo ao produto final, desenvolvendo soluções tecnológicas, algo que já acontece com o cultivo do algodão colorido, e também com Startups a exemplo do “Sistema de manejo de irrigação automatizado de baixo custo para aumento da produtividade da cultura do coco.
“Além de contribuir para a sustentabilidade da indústria, o nosso papel é convergir esforços para impulsionar o ecossistema de inovação do estado e agora com o AgroNordeste Digital, iremos propor soluções tecnológicas para a agropecuária do cariri paraibano”, comentou Wagner Porto, gerente Executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI PB.
O objetivo do Agronordeste Digital é promover o empreendedorismo tecnológico na região do Nordeste, além de levar conectividade e apoiar startups a desenvolverem novos negócios tecnológicos para o setor agropecuário.
Entre as ações planejadas estão o diagnóstico rápido para caracterização do ecossistema regional, o alinhamento com atores do ecossistema local, a elaboração de um Plano de Ação junto com os atores locais e a definição de ações prioritárias.
O AgroNordeste Digital é uma estratégia alinhada com dois programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, o Plano AgroNordeste e o Programa Agro Hub Brasil. O primeiro é uma política pública para promover a agropecuária como instrumento de transformação econômica e social sustentável da região, em especial de agricultores familiares do semiárido.
O programa tem como parceiros um grupo de instituições formado por BNB, CNA, CNI, Embrapa, os Institutos Federais de Educação da Bahia, Ceará e Pernambuco, o INSA, Sebrae, SENAI/FIEP, SUDENE, UFCG, Univasf e outros parceiros.