Paraíba

Startups selecionadas no Agronordeste Digital apresentarão propostas de negócios na FIEP

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 30 de novembro de 2022

Durante a programação acontecerão das 09h às 18h, apresentações de Pitches das finalistas, nas categorias Starts (regional) e UP (nacional).

Nesta quarta-feira,  dia 07 de dezembro, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande sediará a grande final do Desafio de Startups Agronordeste Digital. O evento reunirá Startups, Aceleradoras, Hubs e Investidores do Ecossistema de Inovação do Agro Brasileiro que foram selecionados no Desafio.

As Startups selecionadas para a grande final foram:

CATEGORIA START (regional)

3.2.1. VALE DO AÇÚ (RN):
 AGROVARE
 DO CAMPO À MESA
 JRX CONSULTORIA

3.2.2. VALE DO CARIRI PARAIBANO (PB):
 AVIN AGRICULTURA VERTICAL INTELIGENTE
 DRON SOLUÇÕES AGRÍCOLAS
 JNA AGROCONSULTORIA LTDA

3.2.3. VALE DO JAGUARIBE (CE):
 AGRO9 TECNOLOGIA
 CALCUAGRI
 ECOAR AGROFLORESTA

3.2.4. TERRITÓRIO DO OESTE BAIANO (BA):
 FALAAGRO
 KALLIANDRA
 SENSOR SEMENTE

3.2.5. VALE DO SÃO FRANCISCO (PE e BA):
 AI PRAGA
 CONSULTORIA 3A EM SUSTENTABILIDADE
 PREDIGA+

CATEGORIA UP (aberta)

NORDESTINAS:
 AGROLITE
 FIBOO
 KALLIANDRA
 MAPTECH
 SSCROP GESTÃO DE FAZENDAS

DEMAIS REGIÕES:
 AGRICONNECTED
 AURAVANT
 DIGIFARMZ SMART AGRICULTURE
 IGNITIA
 NCB SISTEMAS EMBARCADOS
 PERFECT FLIGHT
 SENSIX

O SENAI PB vai oferecer suporte aos produtores rurais, da produção no campo ao produto final, desenvolvendo soluções tecnológicas, algo que já acontece com o cultivo do algodão colorido, e também com Startups a exemplo do “Sistema de manejo de irrigação automatizado de baixo custo para aumento da produtividade da cultura do coco.

“Além de contribuir para a sustentabilidade da indústria, o nosso papel é convergir esforços para impulsionar o ecossistema de inovação do estado e agora com o AgroNordeste Digital, iremos propor soluções tecnológicas para a agropecuária do cariri paraibano”, comentou Wagner Porto, gerente Executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI PB.

O objetivo do Agronordeste Digital é promover o empreendedorismo tecnológico na região do Nordeste, além de levar conectividade e apoiar startups a desenvolverem novos negócios tecnológicos para o setor agropecuário.

Entre as ações planejadas estão o diagnóstico rápido para caracterização do ecossistema regional, o alinhamento com atores do ecossistema local, a elaboração de um Plano de Ação junto com os atores locais e a definição de ações prioritárias.

O AgroNordeste Digital é uma estratégia alinhada com dois programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, o Plano AgroNordeste e o Programa Agro Hub Brasil. O primeiro é uma política pública para promover a agropecuária como instrumento de transformação econômica e social sustentável da região, em especial de agricultores familiares do semiárido.

O programa tem como parceiros um grupo de instituições formado por BNB, CNA, CNI, Embrapa, os Institutos Federais de Educação da Bahia, Ceará e Pernambuco, o INSA, Sebrae, SENAI/FIEP, SUDENE, UFCG, Univasf e outros parceiros.