Representantes do Ecossistema de Inovação da Paraíba participaram na última sexta-feira, dia 25, de uma reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande, que contou com a participação de Felipe Augusto Melo de Oliveira, coordenador geral de Disseminação para Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.
Estiveram na reunião, representantes de Instituições que compõem o Ecossistema de Inovação e Tecnologia da Paraíba, a exemplo, da FIEP, através do SESI/SENAI e IEL, da Fundação Parque Tecnológico, e também do Ministério da Economia.
Na ocasião, a superintendente do SESI PB, Geisa Brito, e o diretor Regional do SENAI PB, Euler Sales apresentaram as ações desenvolvidas, respectivamente, por cada unidade, na área de Inovação e Tecnologia.
O objetivo do encontro foi gerar conhecimento técnico e científico, patentes e propriedade intelectual, com a finalidade de desenvolver ações focadas no aumento do PIB da Paraíba, e também para gerar impacto social positivo para o estado.
“Esta reunião foi de suma importância para a ampliação e fortalecimento do ecossistema de inovação do nosso estado. Os compromissos firmados entre o INPI, PaqTcPB, e o SESI serão fundamentais para a proteção da propriedade intelectual, com isso poderemos fazer as tratativas voltadas a proteger e reconhecer todos as ações já em andamento pelo SESI-PB na área de inovação, tudo isto visando o fortalecimento do setor industrial paraibano, e a proteção dos nossos alunos e parceiros, além de melhorar o PIB do nosso Estado”, afirmou Geisa Brito, superintendente do SESI PB.
“As boas ideias precisam ser reconhecidas, portanto, a parceria com o INPI é importante para o SENAI, que pretende investir muito na área de tecnologia nos próximos anos, e proteger esse conhecimento é fundamental. Temos absoluta certeza que as ações que estão sendo desenvolvidas pelo SENAI, Parque Tecnológico do Estado da Paraíba e INPI serão fundamentais para o incremento de pedidos para registro de patente, para produtos ou processos inéditos”, ressaltou Euler Sales, diretor Regional do SENAI PB.
O Coordenador-Geral de Disseminação para Inovação do INPI, Felipe Augusto ressaltou a importância do engajamento de instituições e do apoio do Instituto para o fortalecimento da competitividade e da produtividade da indústria brasileira.
“O bem pavimentado engajamento entre governo, indústria e Parque Tecnológico/ Universidades/ ICTs constitui grande impulso às ações destinadas à melhoria do ambiente de negócios no Brasil, sendo a Paraíba um celeiro de exportação de boas práticas de empreendedorismo e gestão pública. Nesse pujante ecossistema, o INPI, através de importantes parcerias e cooperações técnicas, contribuirá ainda mais para a continuidade e evolução de negócios por meio do uso estratégico da propriedade industrial, alavancando a competitividade e a produtividade da indústria brasileira. Mais uma excelente oportunidade para troca de experiências, conexão de projetos e ações compartilhadas em prol do desenvolvimento desse importante cluster de inovação do Brasil” destacou Felipe Augusto.