Tecnologia e Inovação: SENAI PB apresenta o 2º melhor percentual de sustentabilidade financeira do Nordeste

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 09 de fevereiro de 2021

SENAI Paraíba alcançou o percentual de 60,5% em sustentabilidade

A cada ano, o departamento nacional do SENAI avalia o nível de desempenho em tecnologia dos departamentos regionais. Em 2020, o SENAI Paraíba alcançou o percentual de 60,5% de sustentabilidade financeira nas ações das equipes que desenvolvem as soluções em tecnologia e inovação. Uma marca inédita para o estado, que ficou em 2º lugar na região Nordeste, atrás apenas do departamento regional da Bahia.

O percentual foi alcançado através de planejamento, e apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o departamento regional da Paraíba conseguiu ampliar os atendimentos as micro e pequenas indústrias, e estimular o fomento a inovação nas empresas.

Os dados demonstram o comprometimento do SENAI PB, que tem contribuído cada vez mais para a sustentabilidade da indústria atuando como agente transformador da sociedade. “Esse resultado reflete positivamente não apenas para o SENAI PB. Ele mostra que a cada ano as indústrias paraibanas se aproximam ainda mais da instituição, buscando nos Institutos SENAI de Tecnologia uma parceria fundamental para encontrar soluções em tecnologia e inovação para suas respectivas necessidades", afirmou o coordenador da Unidade de Inovação e Tecnologia – UNITEC do SENAI PB, Wagner Porto.

Todo o trabalho foi ancorado por estratégias de fortalecimento baseadas no portfólio de base Nacional e Regional, compreendendo ainda o lançamento de alguns produtos no mercado como o Conexão SENAI, o Brasil MAIS, a Plataforma de Inovação entre outros.

Outro aspecto positivo para a instituição no ano passado foi à ampliação da capilaridade de serviços e reestruturação dos laboratórios dos Institutos SENAI de Tecnologia, que na Paraíba atuam na área de Automação Industrial, Eficiência Operacional e Têxtil e Confecções. Foram ampliados o laboratório para teste em colchões e a planta têxtil para desenvolvimento de fios, malhas e tecidos especiais. Os laboratórios de automação industrial foram modernizados. Dentro desse processo, o portfólio dos IST’s foi ampliado, e por ser adaptável às necessidades de mercado, pode atender um número maior de empresas.

Institutos SENAI de Tecnologia na PB

Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial: situado em Campina Grande, reúne competências para oferecer soluções tecnológicas de alto valor agregado para a indústria paraibana, tendo em seu portfólio soluções para a Gestão e eficiência de recursos em processos industriais, Adequação e melhoria de layouts de processos produtivos, Análise e estruturação de custos industriais, Desenvolvimento de sistemas integradores para automação industrial (Robótica), Projetos e implantação de sistemas automatizados, Programação e parametrização de sistema de controle (CLP, Soft Starter, Servo Drive), Modelagem e prototipagem rápida com impressão 3D, Desenvolvimento e execução de moldes de injeção, Desenvolvimento e execução de matrizes em geral, Geração de protótipo de produtos através da Engenharia Reversa; dentre outros serviços. Para a parte de metrologia o Instituto possui um Laboratório Metrológico de Calibração (LMC), oferece 12 serviços de calibração acreditados pela CGCRE nas áreas dimensional, massa, pressão e força, com padrão de qualidade assegurado e são rastreáveis a Rede Brasileira de Calibração.

Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional: sediado em Campina Grande, oferece às empresas fabricantes soluções para diferentes fases da produção, realiza simulações e gestão de processos e de custos industriais e o desenvolvimento de produtos. Em seu portfólio possui soluções para a Consultoria em implantação de boas práticas de fabricação, Rotulagem de alimentos, Assessoria no controle da qualidade, Consultoria em implantação do SISTEMA APPCC, Auditoria interna na gestão de alimentos, Assessoria para implantação dos selos SIM, SIE, E SIF (Serviço de Inspeção Federal/ Municipal e Estadual), Valor agregado de venda, Consultoria em elaboração de projeto de estação de tratamento de efluentes, Assessoria em licenciamento ambiental, Implantação de controles em normas e legislação, Gerenciamento de resíduos sólidos, Consultoria no processo produtivo. Além de estarem capacitados para fazer análises físico-mecânicas e microbiológicas em água e efluentes, atendendo às indústrias paraibanas que precisam adequar seus produtos às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de outros órgãos reguladores. As principais análises realizadas na instituição são de ensaios em colchões e microbiológicos.

Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecções: sediado no Distrito Industrial de João Pessoa, tem como foco as empresas do setor têxtil e de confecção, e oferece serviços técnicos e tecnológicos especializados, além de ter o conceito de moda sustentável. Atualmente, o Instituto também presta consultorias a empresas do setor de alimentos e bebidas. Em sua planta possui os seguintes laboratórios: Estamparia Digital e Sublimática, Planta-piloto de Confecção, Beneficiamento têxtil, Físico Fiação e Tecelagem. Para as consultorias, têm ações como Lean Manufacturing em confecção e demais segmentos, Consultoria em métodos ótimos de costura, Consultoria assistida em: fiação, tecelagem, malharia, manutenção, beneficiamento, Consultoria para inovação e desenvolvimento de produtos têxteis sustentáveis, Consultoria de desenvolvimento de identidade visual, Design de estampa, Desenvolvimento de peça piloto, Estamparia por sublimação, Serviços em usinagem de peças e dispositivo geral, Produção de fios, malhas e tecidos especiais, dentre outros.

Informações adicionais sobre os Institutos SENAI de Tecnologia podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101- 5468.