Desde o mês de junho, 32 jovens da cidade de Caturité, no cariri paraibano estão tendo a chance de mudar de vida, por meio da capacitação profissional oferecida pelo SENAI da Paraíba, através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI/CAM, em parceria com o Instituto Alpargatas, através do programa Emprega Mais, e a prefeitura do município.
O curso na área de panificação além de gerar oportunidades de trabalho e geração de renda, também tem promovido a mudança de rota na vida de alguns alunos, como é o caso de Rafael Primo de Lima, que durante muito tempo trabalhou como vendedor, e há 09 meses mudou de profissão, resolveu empreender no setor de panificação, e abriu uma padaria no distrito de Curralinho, em Caturité.
Só que a falta de conhecimento na atividade e enfrentando uma alta concorrência na região, fez com que o jovem pensasse em desistir, mas o pensamento de fechar o negócio acabou assim que ele se matriculou no curso de padeiro, com 200h, oferecido pelo SENAI.
“Pareceu coisa de Deus, porque acredito que através do curso, Deus me colocou novamente no caminho da panificação. Estou trabalhando com mais afinco, e tenho esperança que a minha padaria terá um futuro promissor”, revelou o jovem empreendedor.
Rafael comenta que jamais teria condições de fazer o curso em outra cidade, e que a oportunidade tem colaborado para o aumento do faturamento dele.
“Se fosse para eu fazer um curso em Campina Grande, ou outra cidade, não daria certo devido a minha rotina corrida. E com os conhecimentos que estou adquirindo no curso, tenho conseguido produzir novos produtos, que antes eu tinha que comprar a fornecedores, e essa mudança gerou uma melhoria importante no faturamento da padaria”, comemora o aluno empreendedor.
“Rafael tem mostrado bastante empenho e dedicação durante o curso, e mesmo tendo que conciliar as atividades da empresa com as aulas, ele não falta. É nítida a vontade dele em aprender novas técnicas e receitas para aplicar na padaria e isso nos deixa muito satisfeitos em poder colaborar com esse processo de mudança, e sobretudo de fortalecimento e concretização de um sonho, que no caso dele é expandir a panificadora”, comentou Carlos Alberto Cardoso, instrutor técnico do curso.
Nas aulas do curso, que serão encerradas na próxima sexta-feira, dia 02/09, os participantes estão aprendendo diversas receitas, entre elas de pães doces simples e recheados, pão para hambúrguer, pão recife, francês, italiano, croissant, além de pizza, bolachas e outras massas.
Durante o curso, os participantes além de estudarem receitas e técnicas aplicadas à panificação, tiveram o módulo “Mundo do Trabalho” com 40h, onde receberam orientações para um ingresso exitoso no mercado de trabalho.