As energias renováveis apresentam grandes potencialidades no Brasil e nas últimas décadas o país tem se destacado nesse quesito. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, do total de usinas no Brasil, mais de 80% são impulsionadas por fontes sustentáveis, tornando o país um destaque na matriz energética limpa no mundo.
A preocupação com o meio ambiente é o principal ponto que favorece o aproveitamento das fontes renováveis na produção de energia, já que não agridem o ambiente como as fontes fósseis, a exemplo do carvão mineral. O Nordeste, por ter uma posição estratégica no quesito geográfico, colabora com a transição energética das fontes fósseis para as renováveis, isso porque a região é abundante em ventos e raios solares intensos, tornando-a protagonista na geração de energia limpa a partir de fontes renováveis.
A Paraíba também tem se destacado na produção de energia sustentável nos últimos anos. É no estado onde estão localizados o Complexo Solar de Coremas, do grupo Rio Alto Energias Renováveis, e o Complexo Eólico Chafariz, do grupo Neoenergia, formado por 15 parques localizados no sertão do estado. Neste episódio do Giro na Indústria, o Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria - CNI, Davi Bomtempo, explica o contexto nacional das energias renováveis e o potencial da Paraíba frente a esse cenário.
Ouça o episódio do Giro na Indústria.
Veja também:
Supervisão: Sueli de Sá
Produção: Laura Almeida
Texto/Colaboração: Igor Batista
Locução: Igor Batista e Laura Almeida