Compartilhar

(IN)Vestindo nos Atletas do Futuro

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 26 de maio de 2008

O esporte pode ser um importante agente para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Estimula
O esporte pode ser um importante agente para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Estimular a prática de modalidades esportivas caracteriza o exercício de competências inerentes ao esporte e à vida. São elas a disciplina, a determinação, o trabalho em equipe, entre outras habilidades que fazem do potencial atleta um verdadeiro campeão. Embasado no incentivo da prática do esporte aliado a outras atividades de cunho social, o Projeto Atletas do Futuro oferece, mais que um diferencial no exercício do esporte, uma forma dinâmica e inteligente de motivar e inserir os jovens na sociedade.
 
O Projeto, que é desenvolvido pelo SESI, atende a crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos. No Centro de Atividades João Rique Ferreira – SESI do Distrito Industrial em Campina Grande, as atividades do Projeto tiveram início no mês de março. Na última quarta-feira, 21/05, o Projeto Atletas do Futuro subiu mais um degrau no pódio: os alunos de judô, futsal, natação e handebol do Centro de Atividades receberam o fardamento que os identificará, daqui por diante, como atletas de futuro.
 
No momento, a gerente da Unidade, Grinete Pinheiro, apresentou o projeto para todos os alunos e pais presentes, tirando dúvidas e destacando a importância dessa atuação. “A finalidade desta iniciativa é dar para as crianças e adolescentes uma ocupação prazerosa e produtiva a partir do esporte. Mas, nossa equipe, só, não consegue fazer tudo, é preciso que vocês, pais, participem e orientem seus filhos. A valorização é muito importante”, salientou Grinete.
 
Pais e filhos se mostraram bastante satisfeitos com a entrega dos uniformes. Túlio Navarro Arruda, 10 anos, não conseguiu esconder a alegria e o entusiasmo com a nova farda. O menino entrou no PAF há dois meses para fazer futsal e já se destaca entre os demais colegas. “Comecei a me interessar por futebol jogando com os meus amigos. Fiquei sabendo do projeto pela televisão e resolvi vir fazer. Estou gostando e aprendendo muito”. Sua mãe, Margarida Arruda disse que apóia o filho, apesar de não poder acompanhá-lo, e que o esporte só está fazendo bem a ele. “O Atletas do Futuro foi um meio que encontrei de inserí-lo no esporte, já que não tenho nenhuma despesa. O esporte auxilia e faz bem para saúde dele”, complementou a mãe.
 
A coordenadora do PAF, Patrícia Cesário, evidenciou a ação do SESI através do projeto: “A maioria das crianças é carente e não tem como participar de atividades em locais pagos. Aqui, elas têm a oportunidade de ir além do trabalho com o esporte em si. Elas assistem palestras, vídeos, participam de campeonatos e eventos paralelos como o dia da criança, o dia do estudante, enfim, além da formação esportiva, estamos contribuindo para a formação social”.
 
Ainda estão abertas vagas para as modalidades de futsal, handebol e judô no CAT. Informações e inscrições pelo telefone: () 3331-5120.
 
Colaboração/Texto/Fotos: Fernanda Castro

Outras Notícias