Compartilhar

Escolas do SESI/PB conquistam Prêmio Construindo a Nação 2011

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 15 de março de 2012

A inovação no ensino, com a inclusão de temáticas relacionadas ao cotidiano dos alunos e da comunida

A inovação no ensino, com a inclusão de temáticas relacionadas ao cotidiano dos alunos e da comunidade em sala de aula, o desenvolvimento de uma didática de ensino que favoreça o desenvolvimento pessoal e profissional, foram esses aspectos que garantiram as escolas do SESI de Bayeux e Campina Grande a conquista do Prêmio Construindo a Nação 2011.

As escolas concorreram com instituições de ensino de todo o Brasil e foram classificadas na Categoria de Jovens e Adultos, respectivamente em 1º e 2º lugar, a Escola Corálio de Oliveira, de Bayeux, com o Projeto: “História e Cultura Afro – Brasileiro e Africana” e a João Rique Ferreira com o Projeto “Marinês (em) canta nossa gente”.

Os projetos foram desenvolvidos em sala de aula através de uma ação conjunta dos professores da EJA, Coordenação, Gerência e o Programa SESI Atleta do Futuro. O Projeto de Bayeux, desenvolvido pelo professor de história Arnaldo César Fausto de Oliveira, inclusive foi apresentado em dois Congressos em 2011, na Bahia e em Pernambuco.

A data de entrega do Prêmio ainda não foi definida.

Prêmio Construindo a Nação

O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. Criado em 2000 o Prêmio durante cinco anos teve a participação de cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo.

Ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Industria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio em 2007 alcançou 12 estados e em 2008 apoiado pela Sony Brasil cobrirá 20 estados brasileiros. A meta é ate 2010 todo o Brasil estar participando com o envolvimento de cerca de seis milhões e meio de estudantes.

A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com a CNI-SESI é apoiada nos estados brasileiros pela Fundação Volkswagen, pelo CONSED - Conselho de Secretários de Educação e Anhanguera Educacional.

Imagem/Créditos:  www.institutocidadania.org.br 

 

 
 

Outras Notícias