Compartilhar

22 de março – Dia Mundial da Água: economizar é uma prática necessária e sustentável para o atual momento do planeta

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 20 de março de 2020

por que economizar água é tão importante?

No atual cenário da Pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a higienização se tornou imprescindível. Lavar as mãos constantemente é um ato que precisa ser adotado pelas pessoas como forma de prevenção contra o vírus. Mas em casos como esse, o mundo precisa se conscientizar não só da importância da higienização, como também da economia de água.

No próximo dia 22 de março é o Dia Mundial da Água e precisamos discutir como economizar esse bem tão precioso do nosso planeta, uma questão que ficou em evidência nos últimos anos, principalmente em períodos como este, quando o uso da água se torna tão importante.

Apesar do nosso planeta ser composto em sua grande parte por água, apenas cerca de 2,5% é potável e 0,3% do total de água doce é de fácil acesso em rios, lagos e aquíferos, segundo dados da International Hydrological Programme da Unesco. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é a maior reserva de água doce do mundo, com cerca de 12% do total da água potável do planeta. Mas não é por isso que não devemos nos preocupar. Nossa responsabilidade só aumenta. Dados da FAO garantem que em 2050, cerca de dois terços da população mundial sofrerão com a escassez desse recurso devido ao uso descontrolado, principalmente para a produção de alimentos.

Põe-se em foco a seguinte questão: por que economizar água é tão importante?

A água é um dos bens mais valiosos do mundo, é a partir desse recurso da natureza que surge a maioria dos produtos que consumimos diariamente. A energia produzida no Brasil é advinda em grande parte das hidrelétricas, que usam a água como geradora.

É necessário conscientizar a população sobre a economia dos recursos hídricos para garantir o abastecimento das próximas gerações e para promover uma maior sustentabilidade no mundo. Esse hábito precisa ser introduzido no cotidiano das pessoas para que se torne uma prática “automática” no futuro.

Para o nosso bem e para o bem do planeta, use com consciência esse recurso tão valioso que ainda temos disponível. 


Texto/Colaboração: Igor Batista

Outras Notícias